Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Publicado em 03/11/2015 - 10:11
Última atualização em 28/08/2016 - 12h28

Desfrute Sapiranga além da Festa das Rosas

Próspero município do Vale do Sinos tem várias outras atrações que encantam os visitantes

Voo Livre no Morro FerrabrazDesde sua emancipação, em 28 de fevereiro de 1955, Sapiranga é uma das cidades que mais crescem no Vale do Sinos, sendo a sexta mais populosa da região, só atrás de Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio – neste quesito é a 11a da Região Metropolitana de Porto Alegre. Além de se destacar como a Cidade das Rosas – a Festa das Rosas é um dos eventos mais tradicionais do Estado – e do voo livre a partir do Morro Ferrabraz, sua indústria calçadista tem papel de grande importância na economia local.
Quem deseja conhecer Sapiranga, não pode deixar de visitar o Morro Ferrabraz. O cartão postal de Sapiranga, que se ergue no município, é formado por rochas de origem vulcânica e sedimentar, e sua altitude chega a 779 metros. Com a necessidade de oficializar a preservação do Morro Ferrabraz e suas ricas fauna e flora, foi criada a lei municipal número 1.400/87, que o colocou como patrimônio natural, área especial de preservação de interesse histórico e turístico. O Ferrabraz é referência do município, constando em destaque no brasão da cidade.
A prática de voo livre, que teve seu incremento na década de 1970, impulsionou a área para o turismo (o acesso ao topo é por estrada de chão batido, em zigue-zague, e necessita de cuidados especiais por parte dos motoristas tanto na subida quanto na descida). Asas-deltas e parapentes decolam das duas rampas instaladas em dois níveis diferentes e mantidas sob a responsabilidade da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL).
O mountain bike é outra prática esportiva comum no morro, assim como as caminhadas. O pôr do sol no morro atrai muitas pessoas. Na segunda metade do século 19, o Ferrabraz foi marcado pela batalha dos Mucker, que gerou no seu sopé a área onde hoje fica o sítio histórico dos Muckers marcado pelo roteiro Caminhos de Jacobina.
BERÇO DO VOO LIVRE 
Apesar da beleza natural e os fatos históricos que cercam o Morro Ferrabraz, seu destaque como ponto turístico, foi impulsionado na década de 1970 pela prática do voo livre. A história do esporte no município de Sapiranga se fortalece a partir da segunda metade dos anos 70 com a criação de associação e o esforço conjunto dos amantes do voo livre na prática do salto de asa delta, com a construção das primeiras rampas. A atividade fez com que o Morro Ferrabraz e Sapiranga ficassem conhecidos nacionalmente, o que também popularizou o gosto pelo esporte na região do Vale do Sinos.
Fundada em 28 de agosto de 1978, a Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) tem a missão de zelar pela modalidade esportiva na cidade de Sapiranga, promovendo a integração entre os pilotos de asa-delta e parapente. É sua missão também preservar e zelar pelas áreas destinadas ao voo como as rampas no morro e a área de pouso no pé do Ferrabraz. A AGVL situa-se na Rua Carlos Alberto Schmitz (Estrada do Carlão) a aproximadamente 3 três quilômetros da rodovia RS-239, em Sapiranga. Contatos pelo site www.agvl.esp.br.
PARQUE MUNICIPAL DO IMIGRANTE
O Parque Municipal do Imigrante, que abriga grandes eventos da cidade, como a tradicional Festa das Rosas, e também recebe outras comemorações e iniciativas, como a Festa do Trabalhador, a Festa da Colônia e o Acampamento Farroupilha, é ponto de lazer dos sapiranguenses. O local abriga também espaço de preservação da mata nativa. A obra do parque foi iniciada no final dos anos 70 e concluída nos anos 80. Com palco para apresentações, galpão de festas, banheiros, áreas cobertas para exposição e espaço para a prática de esportes e ginástica, o local conta ainda com um lago e aves, além de trilhas e espaços comunitárias. A novidade do parque é o skatepark que será construído para receber competições regionais, nacionais e até internacionais de skatismo.
CAMINHOS DE JACOBINA
O roteiro Caminhos de Jacobina traz pontos que retratam a trajetória do episódio dos Mucker, que marcou a história de Sapiranga na segunda metade do século 19, um dos mais sangrentos conflitos relacionados à colonização alemã no RS. Lá estão os túmulos dos colonos no Cemitério Amaral Ribeiro, a estátua do coronel Genuíno Sampaio e a cruz de Jacobina Meurer. O morro da Pedra Branca é outro atrativo. Ele fica na estrada que leva ao topo do Morro Ferrabraz. Praticantes de esportes radicais se aventuram em escaladas no local (lá no alto há uma caverna/toca na qual os seguidores de Jacobina teriam se instalado para avistar quem chegava, em uma espécie de “torre de controle”).
CASA JOHANN SCHMIDT
A casa construída em 1845 pelo imigrante alemão Johann Schmidt, permanece até hoje, constituindo-se numa das mais antigas de Sapiranga. De estilo enxaimel, a casa foi erguida com paredes feitas com barro socado, amontoando-se certas porções até completá-las. Postes, linhas, barrotes e caibros, com encaixes feitos a martelo e talhadeira e fixados com tacos de madeira formavam a estrutura da residência. O telhado era feito de tabuinhas engatadas em ripas. Quando as tabuinhas apodreciam, eram trocadas por telhas de folhas de zinco ou por telhas de barro.
PARA CELEBRAR A FLOR SÍMBOLO
Uma das mais tradicionais festas do Rio Grande do Sul ocorre nos dias 14, 15, 21 e 22 de novembro: a Festa das Rosas de Sapiranga. Serão dois fins de semana com diversas atrações e shows especiais, além de muitos comes e bebes na 32a edição do evento. Diversão garantida na grande festa popular que promete agitar o Vale do Sinos ao pé do Morro Ferrabraz. Entre os grandes shows, com entrada franca no Parcão, estarão as duplas sertanejas Fernando & Sorocaba e Felipe & Ferrari e as bandas Os Paralamas do Sucesso e NX Zero. Na foto acima, a rainha Talita da Rosa e as princesas Diéssy Borniger e Camila Orestes.
Opções para o verão
Balneário Banana
Endereço: Rua João Adão Harss, nº 660, bairro Centenário
Telefone: (51) 9134-0529
Camping da Família Deberofski
Endereço: Rua Herval, nº 35, Picada Verão
Telefones 9814-5468 e 9834-7908
Reserva Ecológica Paraíso Verde
Endereço: Rua Dapper, S/N, Picada Verão,
entre Dois Irmãos e Sapiranga
Telefone: 9724-4939
Site: www.reservaparaisoverde.com.br
E-mail: contato@reservaparaisoverde.com.br
Sítio das Águas
Endereço: Rua João Adão Harss, nº 150, bairro Centenário
Telefone: 3599-1004
Sítio da Família Lima
Endereço: entre Dois Irmãos e Sapiranga, em Picada Verão
Telefone: 9911-6104 (whatsapp), 8447-5080 e 9986-1809
Site: http://www.reservafamilialima.com.br/ E-mail: reservafamilialima@terra.com.br

Imagens

  • Cascata do Sítio da Família Lima - Prefeitura de Sapiranga/Divulgação

  • Casa Johann Schmidt - Diego Carraro/Divulgação

  • Caminhos de Jacobina - Eduardo Liotti/Divulgação

  • Parque do Imigrante - Prefeitura de Sapiranga/Divulgação

  • Voo livre no Morro Ferrabraz - Eduardo Liotti/Divulgação

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS