Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Para degustar

Prost! Rota Cervejeira na Serra gaúcha

Um novo olhar na região serrana está atraindo visitantes e impulsionando a rota cervejeira
Beba menos, mas beba melhor. Ouço essa frase há alguns meses e até então não sabia a magnitude do significado. Mas foi descobrindo cantinhos especiais na Serra gaúcha, que dei chance para meu paladar degustar as cervejas artesanais. O hábito dos finais de semana, moderadamente e com total responsabilidade, acabou se transformando em um dos meus hobbys favoritos. Para a minha alegria e a de muitos apreciadores de cervejas artesanais, em outubro do ano passado foi criada a Rota Cervejeira. O caminho foi elaborado pelas secretarias de Turismo de Nova Petrópolis, Gramado e Canela, cidades envolvidas no projeto.
A Rota ainda é pouco conhecida, mas confesso que isso transforma a visitação às cervejarias bem mais “saborosa”, proporcionando ao turista um passeio sobre o processo de produção das cervejas, além da história das empresas, os tipos que cada uma produz e o grande momento de degustação. No roteiro estão duas cervejarias em Nova Petrópolis (Edelbrau e Vitrola), duas em Gramado (Gram Bier e Rasen Bier) e uma em Canela (Cervejaria do Farol). Uma vivência única em meio aos belíssimos cenários da Serra. E aí? Vamos conhecer?
NOVA PETRÓPOLIS
Feita como antigamente - Tudo começou com uma brincadeira entre amigos. Em 2010, Vitrola                    em Porto Alegre, a cerveja Vitrola surgiu de uma forma despretensiosa. Com a união dos irmãos Moa e Dani Schneider, aos poucos, surgiram novas receitas, o nome da cervejaria e então a marca. Da capital gaúcha, a parceria partiu para a Nova Petrópolis, a cidade acolhedora, que poderia abraçar a pequena fábrica que estaria por ser implantada na cidade. É na rua Farroupilha, 536, no subsolo da Pousada da Neve, que os irmãos dão cor, suavidade e um saboroso aroma à cerveja Vitrola. Como antigamente e artesanalmente, o local produz seis receitas entre elas: Witbier, Weiss, Pale Ale, Amber Ale, IPA e Porter. Informações: (51) 8232-4902 ou (54) 8406-8062.
Nobre cervejaria - Oferecer cervejas e chopes de qualidade, além de resgatar a cultura e Edelbrautradição festiva dos seus antepassados, os imigrantes alemães. Essa é a intenção da cervejaria Edelbrau – “Cervejaria Nobre”, empresa fundada em 2011, que fabrica seis cervejas. Todas elaboradas de forma artesanal, utilizando apenas ingredientes nobres e selecionados, unindo tecnologia com o melhor da tradição alemã. No local, o visitante poderá esclarecer suas dúvidas sobre o processo produtivo e matéria-prima, além de degustar o chope e adquirir as cervejas. Tipos de cervejas: pilsen, weiss, dunkel, pale ale, blond ale e oatmeal stout (sazonal). De domingos a sextas-feiras no horário das 9 horas às 18 horas. Sábados e feriados, das 10 horas às 19 horas. Informações: (54) 3281-4555.
GRAMADO
Prove e sorria - A Rasen tem o DNA da Serra gaúcha. Além da beleza ímpar de Gramado, Rasenos turistas também podem se entreter degustando uma boa cerveja. A Rasen é uma cerveja feita com a lei da Pureza da Alemanha, criada em 1516 por Guilherme IV, Duque da Bavária. Na Cândido Godoy, 82, bairro Carniel, em Gramado, o visitante pode fazer a visitação à fábrica de segunda a sexta-feira das 9 horas ao meio-dia e das 14 horas às 18 horas. Tipos: pilsen, ambar, weizen, dunkel, brown ale (sazonal), strong golden ale (sazonal). Sábados e domingos das 9 horas às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. Informações pelos telefones: (54) 3286-6886 ou (51) 9305-8701.
Sabor marcante - Sonhando em beber cervejas com sabor marcante, aroma equilibrado e Gram Biercorpo consistente? Então não deixe de seguir a rota cervejeira e dar aquela paradinha na Gram Bier, também em Gramado. Nela, toda a produção da cerveja artesanal é manual. Desde a pesagem e moagem do malte, passando pela fervura do mosto e adição do lúpulo, até o enchimento dos tanques fermentadores. Na visita guiada você conhece os insumos e o maquinário. Também há a degustação das cervejas durante o tour e ainda o visitante ganhará um brinde bem bacana no final da visita. Tipos: pilsen, porter, weizenbock, (belgian blond ale), weizen, american IPA. Agendamento pelo telefone (54) 3295-1500 ou do pub@grambier.com.br.
CANELA
História em 135 degraus - O final da rota cervejeira termina com uma saborosa visitação à Farolfábrica da cerveja Farol, em Canela. Fundada em 2003, a Farol, localizada na rua Severino Inocente Zini, 150, no bairro Distrito Industrial, produz quatro cervejas: Pilsen, Weizenbock, Tripel e IPA. No tour guiado à fábrica, os visitantes têm explicações sobre a história da família que trouxe a cerveja Farol a Canela, além de conhecer o maquinário e processos produtivos da cervejaria. O mais bacana da visitação, além de poder degustar a cerveja (claro!), é subir os 135 degraus que dão acesso até o topo do Farol. De lá é possível observar toda a cidade. Informações: (54) 3282-7007.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS