Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Do Vale à Serra gaúcha

Siga pelo caminho dos Plátanos

A Rota Romântica é formada por 14 cidades, cada uma com suas peculiaridades e atrações
Mapa Rota RomanticaA Serra é hoje um dos roteiros mais procurados do País. A organização e limpeza das cidades, a beleza da arquitetura, a gastronomia e a cultura germânica são os principais atrativos, além, é claro, do inverno rigoroso, que faz com que esta região do Estado fique lotada de turistas entre os meses de junho e agosto. Mas os atrativos já começam antes da Serra, mais precisamente no Vale do Sinos. Para quem quer conhecer as paisagens e delícias deste trajeto marcado pela imigração alemã, uma dica é fazer o trajeto pela Rota Romântica. O caminho, que faz uma alusão a um roteiro existente na Alemanha, integra 14 municípios que possuem estrutura e atrativos para receber os visitantes.
O ponto de partida é a planície do Vale do Sinos, em São Leopoldo, considerada o berço da colonização alemã no Brasil. Seguindo a BR-116, passamos por Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Além de pontos turísticos das cidades, como museus, cafés coloniais e festas típicas, a Rota Romântica oferece uma vista privilegiada. Nesta época do ano são os plátanos que dão o ar da graça deixando o caminho ainda mais romântico e com clima europeu. E é possível se hospedar em ótimos hotéis e pousadas, muitas com preços acessíveis. Ao todo, são aproximadamente 20 mil leitos e em torno de 600 restaurantes. Bom passeio!
UM POUCO DE CADA CIDADE
SÃO LEOPOLDO - Fundada em 1824, a cidade é o berço da colonização alemã no Brasil. A cidade conta com pontos turísticos e religiosos, boa gastronomia, artesanato e muitas opções noturnas, como restaurantes e pubs. São Leopoldo tem ainda uma das maiores universidades particulares do Brasil, a Unisinos. Em homenagem aos imigrantes, o dia 25 de julho é feriado municipal, tendo a São Leopoldo Fest como um grande evento local. Com a comemoração, a cidade busca resgatar a memória e a variada contribuição dos alemães no Estado. Um dos acessos mais fáceis é pela BR-116. Outras opções são a Avenida Mauá e a Estrada do Horto.
NOVO HAMBURGO - Localizada a 42 quilômetros de Porto Alegre, é conhecida como a Capital Nacional do Calçado. Entre os pontos positivos estão a boa localização, aliada a uma ampla rede hoteleira, modernos centros de eventos, restaurantes com culinária regional e internacional, e uma excelente estrutura turística, que fazem a cidade ser destaque na região. Um dos principais acessos para a cidade, saindo de Porto Alegre, é pela BR-116. Vindo da Serra, a opção também é pela RS-235 e VRS-873.
ESTÂNCIA VELHA - É conhecida como Capital Nacional do Couro, por ser um importante fornecedor do componente para as indústrias gaúchas. Um dos eventos mais conhecidos é o Festival de Kerb, uma festa tradicional alemã com muito chope, dança e bandinhas típicas alemãs. Entre os pontos turísticos se destacam a Praça 1o de Maio e o monumento ao curtidor, ambas localizadas no centro da cidade. Para chegar, um dos principais acessos é a BR-116, seguindo por Novo Hamburgo. Vindo pelo caminho inverso, da Serra, a opção também é pela RS-235 e VRS-873.
IVOTI - Conhecida como Cidade das Flores, Ivoti possui o maior Núcleo de Casas Enxaimel do Brasil e também conta com a presença dos imigrantes japoneses, tendo um dos maiores núcleos desta cultura no Rio Grande do Sul. O Memorial da Colônia Japonesa valoriza esta cultura e também é palco da feira colonial que ocorre todos os meses com venda de produtos tradicionais japoneses e também da cultura germânica. Para chegar até a cidade, um dos principais acessos é pela BR-116, até chegar à VRS-865. Vindo pelo caminho inverso, da Serra, a opção também é pela RS-235 e a Estrada para Linha Nova.
DOIS IRMÃOS - Situada nos primeiros degraus da Encosta da Serra Gaúcha e a 60 quilômetros da capital, a cidade, também colonizada por imigrantes alemães, mantém viva a cultura e tradição germânica. As festas mais tradicionais são o Kerb de São Miguel e o Natal dos Anjos. O município tem monumentos tombados que lembram a colonização alemã iniciada em 1824. A Rota Colonial “Baumschneis” é um dos principais atrativos, passando por pontos marcantes em sua área rural. Para chegar até a cidade, um dos principais acessos é pela BR-116. Vindo pelo caminho inverso, da Serra, a opção também é pela RS-235 e VRS-873.
MORRO REUTER - Um dos mais belos trechos da viagem pela Rota Romântica está em Morro Reuter. A primeira atração turística da cidade é o Belvedere, construído na época do asfaltamento da BR-116. Com área para estacionamento e descanso, no quilômetro 218, a linda vista fica na divisa entre os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, a cerca de 600 metros acima do nível do mar. O município tem como flor símbolo a lavanda e as árvores plataneiras que tornam a paisagem ainda mais bonita. Para chegar até a cidade, um dos principais acessos é pela BR-116. Vindo pelo caminho inverso, da Serra, a opção também é pela RS-235 e VRS-873.
SANTA MARIA DO HERVAL - Entre colinas e vales, a 75 quilômetros de Porto Alegre, e com apenas sete mil habitantes. Hospitaleira, amigável, tranquila, com seus jardins floridos e povo que mantém o espírito pacífico do interior. Esta é Santa Maria do Herval, situada na Rota Romântica entre as cidades de Gramado, Igrejinha, Nova Petrópolis, Três Coroas e Nova Hartz. Colonizada por imigrantes alemães, Santa Maria do Herval preserva em seu cenário a arquitetura germânica que se integra às belezas naturais da região – cachoeiras, parques e lagos. O município pode ser acessado pela VRS-873, tanto para os visitantes do Vale do Sinos quanto para os que estão em Gramado, Canela, São Francisco de Paula ou Nova Petrópolis. Ao chegar ao destino, o turista pode conhecer a Cascata do Herval, a famosa Caverna dos Bugres, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e o Centro Municipal de Cultura, onde também funciona um museu da localidade.
PRESIDENTE LUCENA - Conhecida como a capital da schmier colonial, a cidade também conta com malharias e belas paisagens naturais. Colonizada por imigrantes alemães, a cidade mantém casas históricas que retratam a arquitetura da época. Uma das festas do município é a Delícia de Inverno, que neste final de semana tem sua terceira edição no Ginásio da Comunidade Católica de Nova Vila das 10 às 19 horas. O visitante pode conferir produtos, como malhas e artesanato, com preço de fábrica. Para chegar até a cidade, um dos principais acessos é pela BR-116, até chegar à VRS-865. Vindo pelo caminho inverso, da Serra, a opção também é pela RS-235 e a Estrada para Linha Nova.
LINHA NOVA - Linha Nova tem como principais atrações o turismo ecológico, as cervejarias e os traços da cultura alemã. No núcleo histórico do Parque Municipal, bem no centro da cidade, encontram-se antigos casarios de arquitetura germânica. Neste local está localizado também o prédio da primeira cervejaria do Estado, além de Pavilhão de Exposições e Eventos, tenda do agricultor, loja de artesanato e quiosques e uma ampla área verde. Outros pontos turísticos da cidade são a Praça das Águas, o Morro do Mirante e as cascatas, que ficam em meio a trilhas e mata nativa. Para chegar até a cidade, um dos principais acessos é pela BR-116, até chegar à VRS-865. Vindo pelo caminho inverso, da Serra, a opção também é pela RS-235 e Estrada para Linha Nova.
PICADA CAFÉ - O jovem município de Picada Café, com pouco mais de duas décadas de emancipação política, tem na tranquilidade de suas ruas e parques o principal atrativo para aqueles que buscam momentos de descanso. Para quem quer chegar a Picada Café saindo do Vale do Sinos, o caminho mais indicado é a BR-116. Já os que estão na Região das Hortênsias (Nova Petrópolis, Gramado ou Canela) podem trafegar pela RS-235. Além de desfrutar da tranquilidade deste destino, o visitante pode conhecer o Mirante de Picada Café, o famoso Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acontecem os principais eventos da cidade, e a Igreja Histórica Nossa Senhora da Visitação – Picada Holanda.
NOVA PETRÓPOLIS - A “cidade jardim da Serra Gaúcha” traz em sua essência a colonização germânica: quem caminha por Nova Petrópolis pode ouvir uma sinfonia de sotaques típicos de descendentes diretos de alemães, que integram um cenário composto por uma arquitetura enxaimel e gastronomia que enaltece os sabores da Alemanha. A principal rota de acesso a Nova Petrópolis é via a BR-116, passando pelos municípios de Ivoti e Dois Irmãos, para turistas que partem do Vale do Sinos. Para aqueles que estão em São Francisco de Paula, Gramado ou Canela, o melhor caminho é a RS-235. A exemplo de suas cidades vizinhas, Nova Petrópolis oferece um clima de baixas temperaturas entre os meses de maio e agosto. Você pode conhecer a Torre Medieval onde funciona a Central de Informações Turísticas (e que é, também, a Sede da Rota Romântica), a Praça das Flores, onde está localizado o Labirinto Verde, o Parque Aldeia do Imigrante, o Ninho das Águias e o Moinho Rasche.
GRAMADO - A Suíça gaúcha. A casa do chocolate artesanal. O cantinho europeu no Brasil. São muitas as variações que caracterizam Gramado, a cidade que figura, anualmente no top 10 de cidades favoritas dos brasileiros para o turismo. Situada na região Nordeste do Estado, a cidade tem, segundo o IBGE, uma população estimada em 34 mil habitantes. Os principais acessos a Gramado se dão pela Rota Romântica, na RS-235, ou via Taquara, pela RS-115, para aqueles que saem do Vale do Sinos. Colonizada por alemães, italianos e portugueses, Gramado traz em sua arquitetura, gastronomia e costumes as tradições destes três povos – representados, com carinho, na Praça das Etnias, situada ao lado da Estação Rodoviária. É lá também que acontece um dos mais importantes festivais de cinema do País. E tem muito mais.
CANELA - A apenas sete quilômetros de Gramado está a famosa vizinha Canela, que também traz em sua essência os traços colonizadores de alemães, italianos e portugueses. Para chegar à cidade, você pode utilizar a RS-115, via Taquara, para visitantes do Vale do Sinos, a RS-020, por meio de São Francisco de Paula (com entrada em Taquara), ou, ainda, a RS-235, através de Nova Petrópolis, passando por Gramado. Caracterizada pelas baixas temperaturas durante as duas estações mais frias do ano, com as geadas pintando de branco os horizontes ao amanhecer, Canela combina o clima ameno com seus atrativos naturais. O mais famoso e procurado é a Cascata do Caracol, situada na RS-466, além da Catedral de Pedra, na área central.
SÃO FRANCISCO DE PAULA - Uma das maiores cidades em extensão territorial do RS, São Francisco de Paula fica nos Campos de Cima da Serra. É lembrada por seu culto e respeito às tradições gaúchas. Os principais acessos são pela RS-020, via Cambará do Sul em uma direção ou, ainda, de Taquara. É possível, ainda, utilizar a RS-235, passando por Canela, a RS-110, através de Jaquirana e Bom Jesus, ou, também, pela Rota do Sol. “São Chico” tem clima ameno na primavera e no verão e frio no outono e inverno, com intensas geadas que permanecem ao longo do dia. A área central concentra-se em poucas ruas e vielas que conferem um ar bucólico à cidade. Entre os principais atrativos destacam-se os que exaltam a natureza, como o famoso Lago São Bernardo.

Imagens

  • Paisagem em Ivoti - Inézio Machado/GES

  • Plátanos em Ivoti - Inézio Machado/GES

  • Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula - Bruna Tramonti/Divulgação

  • Catedral de Pedra, em Canela - Ricardo Varela/Divulgação

  • Cascata do Caracol, em Canela - Ricardo Varela/Divulgação

  • Parque Jorge Kuhn, em Picada Café - Marco Dieder/Divulgação

  • Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis - Sabrina Schuster/Divulgação

  • Palácio dos Festivais - Ana Pacheco/Divulgação

  • Trajeto da Rota Romântica com mapa - Diego da Rosa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS