Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Motores
Mercado

Etios Platinum ganha visual exclusivo

Versão topo de linha custa R$ 62,49 mil na carroceria hatch e R$ 65,99 mil na sedã
Mudanças deixaram o modelo mais simpático
Cerca de quatro meses depois do lançamento do Etios 2017, a Toyota apresentou, na primeira semana de agosto, a nova versão topo de linha do modelo, a Platinum, disponível nas carrocerias hatch e sedã. O compacto chega ao mercado com itens únicos, como rodas em liga-leve aro 15” com design esportivo, acabamento preto na coluna central, acabamento dos bancos em couro e material sintético, máscara negra na lanterna traseira e aerofólio traseiro (na versão sedã). A grande novidade, contudo, é seu design exclusivo, com para-choques dianteiro e traseiro e grade frontal diferenciados, que lhe garantiram um aspecto de sofisticação.
“A versão Platinum é resultado do primeiro projeto de design liderado pela equipe de engenharia brasileira”, destacou o presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, durante evento realizado em Atibaia, interior de São Paulo. O executivo aproveitou para enfatizar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Aplicada da companhia, que será oficialmente inaugurado em breve em São Bernardo do Campo. A unidade será responsável por melhorias em produtos locais, que se ajustam às preferências dos clientes brasileiros. Disponível em branco perolado, preto e prata, está à venda por R$ 62,49 mil na carroceria hatch e R$ 65,99 mil na sedã.
Equipamentos
Interior incorpora mudanças que já haviam sido realizadas na linha
Internamente, a série especial Platinum garante conforto com bancos que mesclam couro e material sintético, além do sistema multimídia Toyota Play, com áudio, TV digital, DVD, GPS e câmera de ré. O compacto também conta com antena externa do tipo short pole, retrovisores externos com indicadores de seta integrados, apoio de braço no assento do motorista e banco traseiro com encosto rebatível. O painel de instrumentos foi incrementado com um display de 4.2”, com tecnologia TFT de alta resolução, o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível.
A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática, cujo diferencial é o software de gerenciamento AI Shift Control, que analisa a condição de uso do veículo (ladeiras e trânsito) e a posição do pedal do acelerador e seleciona a marcha mais adequada para cada situação.
Rodas em liga-leve com design esportivo
Rodas exclusivas
Uma das novidades da série especial é o design esportivo exclusivo das rodas em liga-leve de 15’’ e as saias laterais inferiores, tanto para o hatch como para o sedã. Molas e amortecedores foram recalibrados, tornando o compacto mais estável e confortável no uso diário.
Para-choques diferenciados
Nova grade e para-choque frontal
Externamente, conta com novos para-choques dianteiros e traseiros, com mais vincos. A grade dianteira na cor da carroceria também foi modificada e a versão sedã recebeu um aerofólio traseiro. Lanternas com máscara negra e sensor de estacionamento são outros diferenciais.
Ganho de 11 cv na potência
O motor 1.5 Flex Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas rende 107 cv de potência a 5.600 rpm quando abastecido com etanol e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,7 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Comparada à versão anterior, o ganho em torque foi de 11% e, de potência, 11 cv.
Viagem a convite da Toyota

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS