Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Motores
Lançamento

208 GT: hatch compacto com 173 cv esbanja esportividade

Nova versão é uma das novidades da linha 2017, que passa a contar também com opções equipadas com motor 3 cilindros
Não é só o visual: modelo tem motor e todo um acerto esportivo
Aquiraz, Ceará - “A Peugeot está pronta para partir para o ataque.” A revelação foi feita no último dia 6 pelo presidente do Grupo PSA (Peugeot/Citroën), Carlos Gomes, durante o lançamento da linha 2017 do hatch 208. E ele tem muitas razões para dizer isso. A empresa investiu R$ 200 milhões no projeto que aperfeiçoou visual e tecnologicamente o carro, deixando-o mais econômico na cidade e com uma aceleração empolgante na nova versão GT. Tudo isso vem com a estreia do novíssimo motor Puretech 1.2, com novo propulsor de 3 cilindros, e que transformou-o no carro mais econômico do Brasil, segundo o fabricante. Os novos 208 estarão nas revendas a partir de maio, com preços que vão de R$ 48,19 mil até R$ 78,99 mil. Esse último valor é o do valente GT com o seu motor turbo THP 1.6 Flex, que produz 173 cv com álcool e 166 cv com gasolina.
Nas curvas, estabilidade exemplar
Com câmbio de seis marchas, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 s, chegando à velocidade máxima de 222 km/h, segundo números da Peugeot. Bem, se isso já não bastasse, o GT e os seus novos “irmãos” contam com o envolvente i-cockpit como sinônimo de modernidade e prazer de dirigir. Quem endossa a afirmação é a piloto Bia Figueiredo, que também testou o carro no Autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza. Para ela, que pilota kart desde os 8 anos de idade, andou na Fórmula Indy, em 2010, e hoje compete na Stock Car, o novo 208 é uma carro obediente. “Você entra na curva e ele atende todos os movimentos que você faz com o volante. Tem um comportamento incrível de estabilidade.” Tudo isso por causa do eficiente controle de tração e um pequeno, bonito e leve volante. Pois bem, a nova linha 208 chegará nas revendas com sete opções de cores. E a diretora-geral da Peugeot no Brasil, Ana Theresa Bosari, faz um convite para quem quiser conhecer mais sobre o carro. “Na Peugeot, não oferecemos test-drive. Temos o Acelera Peugeot, com um verdadeiro Emotion Drive. Aqui oferecemos o prazer e a emoção de dirigir”, garante.
Viagem a convite da Peugeot
 
O arrebatador GT
De estilo dinâmico e agressivo, é rico em detalhes, realçados pelas novas rodas em alumínio diamantadas aro 17’’, novo farol com módulo elíptico e luz diurna em LED, revestimento do retrovisor e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escapamento cromada e nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha.
O ambiente interno exclusivo destaca o tom escuro do painel, assim como elementos na cor vermelha presentes inclusive nos instrumentos, iluminados em LED, na costura do revestimento dos bancos e de peças como apoio de braço e volante em couro negro e vermelho perfurado com marcação do “Zero”, inserto cromado e placa GT. O carro pesa apenas 1.196 kg.
Interior esportivo
Detalhes esportivos ressaltam o belo interior do modelo
O interior esportivo e exclusivo se completa com as pedaleiras em alumínio, maçanetas, embelezadores dos aeradores em cromo acetinado, manopla do câmbio cromada, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. Outro destaque fica por conta do painel de bordo com revestimento em “soft-touch” padrão Stellar.
Pneu de perfil baixo
Na concepção do 208 GT, diversas adaptações foram feitas para conferir esportividade e segurança: suspensão com lei de amortecimento específica, visando à condução esportiva, pneus esportivos com perfil baixo (205/45 R17 88V) Michelin Pilot Sport 3, que também é de baixo atrito ao rolamento, otimizado para reduzir o consumo de combustível e alta aderências nas curvas.
ESP e hil assist
Sistema ESP com calibração específica, para aumentar o controle em altas velocidades e curvas agressivas. O Hill Assist mantém o veículo imobilizado durante dois segundos em uma saída em ladeira, dando tempo suficiente para mover o pé do freio para o pedal do acelerador sem que o veículo se mova.
A eficiência do ESP
O programa de estabilidade eletrônica (ESP) integra as seguintes funções:
- Anti-bloqueio de rodas (ABS) e repartidor eletrônico de frenagem (REF)
- Assistência à frenagem de urgência (AFU)
- Anti-derrapagem de rodas (ASR)
- Controle dinâmico de estabilidade (CDS)
- Função Hill Assist
Bom gosto
O i-Cockpit é o único no segmento a vir com o painel de instrumentos elevado, um volante de dimensões reduzidas e uma central multimídia de nova geração ao alcance das mãos. Ainda internamente, foi totalmente renovado o revestimento dos bancos, utilizando diferentes tecidos nas diversas versões. O mesmo ocorreu com o acabamento. Maçanetas, aeradores do ar-condicionado, volante, manopla do câmbio, nada passou despercebido pela marca.
Feixe de luz
Grade escurecida é um dos destaques frontais

Iluminação estática de interseção (função “cornering”): com os faróis baixos ou altos ligados, permite que o feixe de luz do farol de neblina ilumine o interior da curva, quando a velocidade do veículo for inferior a 40 km/h (condução urbana, estrada perigosa, cruzamentos e manobras de estacionamento). Esta função é acionada com ativação da luz indicadora de mudança de direção correspondente ou a partir de um determinado ângulo de rotação do volante.
Central multimídia
Posicionada em primeiro plano, a central multimídia ao alcance das mãos e na mesma altura dos olhos do condutor e do passageiro da frente oferece segurança, conforto e, claro, tecnologia em um equipamento de segunda geração. A nova central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de 7’’ e de funcionamento intuitivo.
Inovação
Outra função é o Link MyPeugeot. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar em que vaga está, entre outros.
Tecnologia que gera economia
A modernidade é também realçada por sua oferta de motores, tanto que as três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro. O destaque fica com o moderno 1.2 PureTech. Bicombustível, dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a frio, é 37% mais econômico do que o 1.5 de 4 cilindros do atual 208 e 25% mais eficiente, em média, quando comparado aos concorrentes, em ambos os casos no uso urbano, garante a montadora.
Versões e preços
O novo 208 está disponível em seis versões de acabamento:
Active e Active Pack: ambas equipadas com o novo motor Puretech 1.2 e câmbio manual. Preços: R$ 48,19 mil e R$ 51,69 mil
Versão de entrada já vem completa
Allure: equipada com motor Puretech 1.2 ou Allure 1.6 16 Válvulas e câmbio automático sequencial. Preços: R$ 54,99 mil e R$ 59,09 mil, respectivamente
Sport: equipada com motor 1.6 de 16 Válvulas e câmbio manual. Preço: R$ 60,85 mil
Versão Griffe
Griffe: equipada com motor 1.6 16 Válvulas e transmissão automática sequencial. Preço: R$ 64,59 mil
GT: equipada com o motor turbo THP e câmbio manual de seis velocidades. Preço: R$ 78,99 mil
Motor desenvolvido em cooperação com a BMW instiga o motorista a acelerar mais e mais

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS