Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Dicas

Saiba como estimular o hábito da leitura em crianças

Dicas mostram como os pequenos podem se interessar pelos livros
Divulgação
Ler estimula o desenvolvimento e a criatividade das crianças
Você tem o costume de ler para o seu filho pequeno? Tem o incentivado a escolher algum livro e iniciar uma leitura? Caso sua resposta seja “não”, saiba que essas práticas devem ser iniciadas desde cedo, pois influenciar seus filhos a ler é algo que contribuirá com o desenvolvimento deles, tanto do cérebro, quanto da imaginação.
A prática da leitura é um hábito, e como tal, deve ser exercitada cedo e frequentemente. Dependendo da idade da criança, isso pode ser considerado uma tarefa complicada, não é mesmo? Afinal de contas, prender a atenção dos pequenos por muito tempo nem sempre é algo fácil.
Mas não se preocupe, separamos aqui algumas maneiras para ajudar você e o seu filho a aproveitar o maravilhoso mundo da imaginação e da leitura de forma prazerosa.
Escolha o tipo de leitura ideal para o seu filho
Saber qual tipo de livro você deve começar a apresentar ao seu filho pode ser um pouco complicado no início, já que, para cada faixa etária, existe um tipo de leitura apropriada. Atualmente, existem sites especializados, como o Leiturinha, que envia todo mês livros selecionados por uma equipe especialista, formada por pais, psicólogos e pedagogos, de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada pequeno leitor.
Comece você mesmo lendo para a criança
Além de passar um tempo a mais com o seu pequeno, começar a ler para ele desde cedo é importante para estimular a imaginação da criança e melhorar o convívio social. Uma dica é que, antes de iniciar a leitura, você faça uma breve apresentação da história e algumas perguntas sobre o tema. Isso ajudará a despertar o interesse e a curiosidade da criança.
Mostre todas as figuras do livro
Leia a história para seu filho lentamente e vá mostrando sempre todas as figuras. Lembre-se que as crianças que ainda estão desenvolvendo a fala tendem a prestar mais atenção em cores e figuras.
Não leia a história toda de uma vez
O mais importante na leitura é fazer com o que o seu filho participe e dê a opinião dele sobre o enredo. Desperte a curiosidade da criança conforme a leitura vai ocorrendo, faça perguntas do tipo: “o que será que acontecerá agora na história?”.
Estimule o senso crítico da criança
A leitura é um elemento engajador e estimulador do pensamento. Conforme o tempo vai passando e o seu filho se desenvolvendo, utilize a leitura para ensiná-lo e pergunte-lhe coisas como: “o que você achou da atitude do personagem? ”, ou “você acha que tal personagem agiu de forma correta? ”.
Não repreenda o pequeno caso aconteça algum incidente
Com o tempo, o seu filho sentirá vontade de ele mesmo folhear os livros e, em seguida, começará a querer ler sozinho. Nesse momento, podem ocorrer acidentes comuns, como páginas rasgadas. Converse com a criança e explique sobre a importância da conservação dos livros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS