Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Semana dos Museus

Trilha Urbana oportuniza nova forma de contar a história de São Leopoldo a estudantes

Projeto tem a proposta de estimular que os jovens obtenham a percepção do bairro onde vivem sob a ótica do valor histórico local

Diego da Rosa/Diego da Rosa/GES
Alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Edila da Silva Schmidt visitaram a Rua da Praia e outros pontos do bairro Rio dos Sinos
O desconhecido, às vezes, mora ao lado. Com a intenção de conhecer o patrimônio histórico da orla do Rio dos Sinos, alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Edila da Silva Schmidt participaram, na manhã desta quarta-feira (17), do projeto Trilha Urbana, promovido pela Prefeitura de São Leopoldo. Os alunos começaram a caminhada em frente à Câmara de Vereadores, passaram pela Praça do Imigrante, seguiram pela Ponte 25 de Julho e acessaram a Rua da Praia. Lá, visitaram o Museu do Rio, pararam na sede do Projeto Canoagem e caminharam pela orla do Rio dos Sinos. As atrações ficam próximas à escola, localizada no bairro Rio dos Sinos, mas eram desconhecidas da maior parte dos alunos. “Nunca tinha vindo aqui, e achei bem legal conhecer. Agora, quero trazer meus pais”, contou a aluna Kauane Azevedo, 13 anos.  A iniciativa faz parte da 15ª Semana de Museus de São Leopoldo, cujo ato de abertura ocorreu na terça-feira, 16, no Museu do Trem. A programação seguirá até domingo, 21, com atividades que contemplam todos os museus da cidade.

Novo olhar

De acordo com Natasha Comassetto, bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o projeto da Trilha Urbana foi criado para mudar a percepção dos alunos a respeito do próprio bairro. “A ideia é que eles olhem o bairro com outros olhos, e consigam enxergar o valor histórico dessa região”, explicou. “Existem muitos pontos positivos, que muitas vezes são ignorados”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

A programação da 15ª Semana de Museus segue até o domingo, dia 21.

Nesta quinta-feira (18), estão previstas atividades pela manhã, à tarde e à noite:

9h - Mesa de Debates sobre Direitos

Local: Museu Pedrinho

14h - Mesa sobre Ação Educativa em Museus

Local: Auditório da Escola Gusmão Britto

9h 14h e 16h - Visitas Guiadas com Agendamento

Local: Museu do Trem


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS