Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Pesquisa em sua vida

Unisinos investe em energia solar fotovoltaica

Geração de energia elétrica será tema de curso de especialização

Unisinos/Divulgação
Professor João Batista Dias nos módulos de captação de energia solar na Unisinos
A redução do custo da conta de energia elétrica pode estar ao alcance da tecnologia. O Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica da Unisinos trabalha desde 2011 com pesquisas voltadas à energia solar fotovoltaica, uma tecnologia que pode servir como alternativa complementar à energia produzida em hidrelétricas, por exemplo. Para expandir o conhecimento e ampliar a possibilidade de aplicação dessa tecnologia na sociedade, a universidade lançou um curso de especialização específico para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica.

“O objetivo é desenvolver recursos humanos para o mercado de trabalho”, explica o professor, João Batista Dias, que coordena grupos de pesquisa para desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica na Unisinos. Antes de lançar o curso de especialização, a universidade já vem desenvolvendo uma série de pesquisas, que contam com alunos de graduação, iniciação científica, mestrado e colaboradores na área da energia solar. Conforme explica do professor Dias, a própria Unisinos se utiliza da geração de energia elétrica gerada a partir da captação da radiação solar.

“A energia produzida é toda consumida no próprio laboratório no funcionamento dos equipamentos.” Todo o processo, contudo, funciona de forma experimental, em que os alunos acompanham e analisam os procedimentos desde a captação dos raios solares até a conversão da energia solar em energia elétrica. Por meio dos projetos de pesquisa, a Unisinos adquiriu módulos de captação de radiação solar e demais equipamentos instalados no campus. Esses módulos são como placas compostas com células fotovoltaicas, que captam parte da radiação emitida pelo sol que depois é convertida em energia elétrica. Professor Dias explica que nos laboratórios os alunos trabalham com experimentos como protótipos de residências cuja energia elétrica é sustentada pela captação dos módulos fotovoltaicos.

“Temos equipamentos que convertem a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos, que vem na forma de corrente contínua, em corrente alternada, que é a forma de corrente elétrica que chega nas residências”, resume. O uso da energia solar contribui para a redução do custo no consumo de energia elétrica na medida em que pode servir como alternativa possível de ser aplicada em residências. “Os módulos fotovoltaicos têm duração de 25 a 30 anos, e o custo investido na instalação pode ser compensado em até sete anos, dependendo da região de instalação, depois desse período o consumidor tem apenas economia”, explica o professor Dias. Para tornar mais próximo da realidade essa alternativa de economia é que se pensou numa especialização que possa capacitar profissionais, como engenheiros e arquitetos, no desenvolvimento de projetos voltados à energia solar.

Criação da plataforma virtual

Na Unisinos, o emprego desta tecnologia no desenvolvimento de projetos de pesquisa e na formação de recursos humanos já está bastante consolidado. A pesquisa se desenvolve por meio de projetos, em que se aperfeiçoa o saber fazer. “Neste sentido, estamos contribuindo para o avanço desta tecnologia, expandindo os horizontes nacional e internacionalmente”, explica Dias. Para um melhor aproveitamento do uso desta tecnologia foi criada uma Plataforma Experimental de Pesquisa e Ensino, formada por diferentes tipos de sistemas instalados. Tal plataforma contribui para aproximar os aprendizes de um contexto teórico e prático, permitindo a realização de atividades experimentais interativas de pesquisa e ensinos presencial e a distância, por meio do acesso virtual de medições e visualização em tempo real.

Curso de formação

“Para atender a demanda atual na formação de recursos humanos, estamos propondo um curso de Especialização em Energia Solar Fotovoltaica: Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos, que serve para o aprendizado dos conhecimentos técnicos de profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho relacionado à concepção e execução de projetos e produtos envolvendo essa temática, como também aprimorar os conhecimentos de profissionais que já trabalhem nestas atividades”, resume o professor da Unisinos, João Batista Dias.

O curso se propõe a mesclar o aprofundamento acadêmico com as práticas dos profissionais atuantes no mercado. Conta com docentes extremamente qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente, profissionais referência na área acadêmica e prática. Além disso, terá o apoio dos Institutos Tecnológicos da Unisinos, que são amparados pelo NITT – Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia e atuam como parceiros de empresas e organizações.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS