Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Iniciativa

Container vira biblioteca para alunos e comunidade em creche de São Leopoldo

Iniciativa que será inaugurada no mês que vem beneficiará 90 crianças da escola e do bairro

Diego da Rosa/Diego da Rosa/GES
Iniciativa que será inaugurada no mês que vem beneficiará 90 crianças da escola e do bairro
“É a realização de um sonho, a conquista de algo pelo qual a instituição luta há mais de cinco anos”, diz Maria da Graça Andrade ao ver o container vermelho no pátio da creche Vovó Maria, onde ela é diretora. Dentro da estrutura estão guardados livros que a partir do mês que vem deverão ser folheados pelas pequenas mãos de curiosos futuros leitores. A construção da biblioteca na entidade foi conseguida por meio da seleção do projeto Oficina do Saber pelo Criança Esperança no ano passado. Com isso, a creche foi beneficiada com o repasse de R$60 mil, usados na compra do container, de livros e equipamentos para o local.

De acordo com a diretora, o espaço será utilizado pelas 60 crianças, com idades entre seis meses e quatro anos, matriculadas na instituição, além de outras 30 da comunidade, em atividades pedagógicas como a contação de histórias. A inauguração da biblioteca comunitária ocorre no próximo dia 8 de julho, a partir das 10h30, durante a festa da família. As inscrições de crianças do bairro, interessadas em participar do projeto deve iniciar no dia 10 de julho, na secretaria da creche, localizada na Rua Brusque, 189, no bairro Rio Branco. Para manter o projeto, a entidade busca pela parceria com empresas e também pela doação de livros. “A arrecadação de livros é algo permanente. Aceitamos obras de literatura infantil e juvenil, de preferência em bom estado de conservação” comenta a coordenadora do projeto Jéssica Passos.

Incentivo a leitura e técnicas de contação de histórias 

Na manhã desta segunda-feira (19) uma turminha de alunos com idades entre três e quatro anos visitou a biblioteca. Já na entrada cada um dos pequenos pode pegar o livro que mais gostava. Fã das princesas, Helena Orsini, 3 anos, não pensou duas vezes ao escolher o dela. “Este aqui, tia”, disse apontado para a obra com a capa rosa e a imagem da Cinderela. Para o gerente administrativo da entidade, Nilton Andrade, a abertura do espaço deverá estimular ainda mais a leitura entre os pequenos. “Além de envolver ainda mais a comunidade com a instituição”, pontua.

Uma das funcionárias que será responsável pela contação de histórias, Tânia Tibério, explica que há técnicas para conseguir atrair a atenção dos pequenos para a leitura. “Sempre busco incluir a brincadeira dentro da contação, além de trabalhar também com teatro, música e dança. É uma forma de estimulamos eles a participar. Quando chegam em casa os alunos sempre tentam contar aos pais a história que ouviram na escola”, diz.

Fundada em 1984 

A Creche Vovó Maria foi fundada em 17 de outubro de 1984. É uma entidade sem fins lucrativos, com apoio da iniciativa privada, que tem sua base no trabalho voluntário. Apenas professores e monitores são remunerados no local. Atualmente são atendidas 30 crianças com idades entre seis meses e quatro anos. A creche está localizada na Rua Brusque, 189, no bairro Rio Branco. Os telefones de contato são 3588.6377 ou 9.9571.6524.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS