Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Sapucaia do Sul

Alunos do IFSul lançam livro Histórias que Merecem ser Contadas

Próxima edição será autografada pelos autores na noite de segunda-feira

Divulgação
Estudantes lançam livro com narrativas pessoais, volume será lançado na segunda-feira
Desde 2013, ao chegarem ao quarto semestre do curso Técnico em Administração do Câmpus Sapucaia do IFSul, os alunos são convidados a redigir um texto, contando um momento marcante de sua vida. A reunião destas narrativas transforma-se no livro Histórias que Merecem ser Contadas, que terá sua oitava edição lançada na segunda-feira (26), a partir das 20 horas, no auditório do campus, em uma noite de autógrafos aberta à comunidade e a familiares e amigos dos autores.

O projeto nasceu assim que a professora Suzana Trevisan começou a dar aulas na Educação de Jovens (EJA), não apenas como um instrumento para o desenvolvimento gramatical dos alunos, mas também com o intuito de cumprir o papel social de dar voz a estudantes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular. “A possibilidade de valorizar o conhecimento trazido por essas pessoas e dar espaço a sua expressão em um ambiente como o Instituto Federal ratifica o compromisso legal do Estado brasileiro de reduzir as desigualdades sociais e regionais”, afirma.

Neste semestre a professora Débora Taís de Abreu, que assumiu a disciplina de Língua Portuguesa IV durante a licença maternidade de Suzana, garantiu que o projeto não fosse interrompido. “É uma oportunidade de aprimorar a competência textual dos alunos e de incentivar o gosto pela leitura e pela produção escrita. Além disso, com este trabalho, buscamos valorizar as experiências de vida dos alunos e aproximar as famílias e a escola, incentivando também a comunidade externa à leitura”, pondera Débora.

Esta oitava edição reúne 27 textos. São histórias emocionantes, de superação, alegres, dramáticas ou acontecimentos aparentemente simples, mas que de alguma forma foram marcantes para seus narradores. Os autores revelam momentos como que vão da felicidade da adoção ao drama da perda de um filho, passando pela conquista do primeiro emprego, o momento de retomar os estudos ou o encontro de um grande amor.

Para o coordenador do curso Técnico em Administração, Guilherme Reichwald Jr., o projeto Histórias contribui para que o Instituto Federal cumpra seu papel “de levar mulheres e homens que foram excluídas e excluídos do sistema regular de ensino a conhecer literatura, novas reflexões e ações, e realidades tradicionalmente não includentes no nosso país, como a de escrever e editar livros”.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS