Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

Tecnologia
Do Brasil e exterior

Grandes universidades dão aula de graça pela Internet

Dá para estudar sem pagar nada em plataformas digitais oferecidas pelas maiores instituições ao redor do mundo

Um tipo de curso gratuito, oferecido pelas melhores universidades do mundo, está conquistando espaço entre alunos e pode ser uma boa opção para quem estiver em busca de aprimoramento em várias áreas. Os Massive Open Online Courses (MOOCs), “cursos abertos massivos on-line” em inglês, são cursos de educação à distância (EAD), porém em escala maciça. Eles chegam a ter milhares de alunos. A participação costuma ser gratuita. Se preferir ganhar um certificado de participação, o usuário pode pagar. Os valores podem oscilar entre 100 e 300 reais, para atividades de quatro a seis semanas, ou um total de 20 a 40 horas.

Como geralmente acontece nos cursos EAD, o conteúdo é ministrado através de vídeos de professores ou instrutores, páginas de texto e também leituras recomendadas. A característica dos MOOCs é que não há um tutor dedicado ao aluno. Há exercícios de marcar, com correção automática, e também autoavaliações. Em alguns casos, há correção entre colegas, via fóruns ou rede social.

Algumas boas opções no Brasil e no exterior:

Reprodução
Plataforma de MOOC edX, que congrega grandes univerisades, incluindo a norte-americana Harvard
O edX é uma plataforma de MOOC criada por um consórcio de várias universidades e centros de pesquisa do mundo inteiro. Congrega grandes instituições, incluindo Harvard, Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), Berkeley e Sorbonne. Muitos dos cursos são em inglês ou na língua original da instituição que oferece (há até universidades da China), mas há várias opções em espanhol, inclusive a navegação do próprio site. As áreas oferecidas incluem ciências exatas, administração, programação, educação, artes e ciências sociais. Além dos cursos com certificado, há programas que podem servir como crédito em algumas universidades pelo mundo.

Reprodução
A plataforma MOOC Coursera, que engloba várias grandes universidades ao redor do mundo, inclusive as brasileiras USP, Unicamp e o prestigiado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Outra plataforma de MOOC criada por um consórcio de universidades é a Coursera. Entre os fundadores, estão professores da universidade de Stanford, nos EUA. A Coursera inclui as brasileiras Unicamp e Universidade de São Paulo (USP), com cursos em português, além do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a mais prestigiada escola de engenharia do País. Esta plataforma surgiu nas áreas técnicas, então muitos dos cursos são a respeito de programação, Matemática e Física, mas também há várias opções em ciências sociais e administração, até filosofia. Uma das coisas mais interessantes é que há site em português e muitos dos cursos são traduzidos. Os cursos técnicos podem ajudar estudantes em busca de reforço, como em Cálculo. 

Reprodução
A plataforma on-line da Fundação Getúlio Vargas, que inclui cursos EAD gratuitos
Prestigiada instituição com abrangência federal, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem uma plataforma de EAD onde existem também cursos gratuitos. Há opções na área de Gestão Empresarial, Direito, Gestão Financeira, Educação e Comunicação, História e Ética e Gestão de Produção. Os cursos que oferecem certificado (mediante pagamento) são limitados. Quase todos permitem que o usuário acesse o conteúdo gratuitamente, porém sem ganhar certificação.


Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS