Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Expectativa

Festival de Cinema de Gramado deve atrair 300 mil pessoas

Evento abre com a exibição de filmes produzidos por estudantes gramadenses do projeto Educavídeo

Ilton Müller/GES-ESPECIAL
Equipes de marceneiros preparam a fachada do cinema e a Rua Coberta
Há 45 anos, sem interrupção, Gramado é a principal vitrine do cinema no Brasil. Na próxima quinta-feira a cidade volta a ser a protagonista da sétima arte quando inicia o 45º Festival de Cinema, reunindo 42 títulos em competição, sendo 14 longas-metragens divididos entre brasileiros e estrangeiros, e 28 curtas, agrupados nas mostras gaúcha e nacional. A abertura oficial será na tarde de sexta-feira, mas na noite de quinta-feira já ocorre a exibição de filmes do Projeto Educavídeo, com produções feitas por alunos das escolas municipais de Gramado. A premiação dos longas e curtas em competição ocorre na noite de sábado, dia 26 de agosto.

A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo é de que durante os dez dias do evento, Gramado receba mais de 300 mil visitantes. Principal palco do evento, o Cine Embaixador (mais conhecido como Palácio dos Festivais) está sendo preparado para o evento. Na tarde de ontem, equipes de marceneiros preparavam a fachada do cinema e a Rua Coberta, onde será estendido o tapete vermelho, passagem obrigatória de artistas e convidados.


GLAMOUR

Apesar do glamour e do forte apelo técnico que o evento teve nos últimos anos, o festival terá um olhar para a comunidade. Além do Educavídeo, o festival terá exibições nos bairros e em espaços alternativos, totalizando 11 locais, como o teatro da Câmara, escolas e um centro de recuperação.

CINEMA FEITO POR ESTUDANTES

A cidade que sedia o festival de cinema mais antigo e mais duradouro do Brasil, também produz filmes. Isso ocorre desde 2011 através do projeto Educavídeo, que oferece ação em técnicas de audiovisual para estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas. Nasceu como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal. “Ao longo desses anos, o Educavídeo se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos. Atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas também investe em oficinas para qualificar o corpo docente e constrói a promoção do protagonismo juvenil em suas mais diversas realidades, propiciando a troca de experiências através da mediação criativa do campo audiovisual”, comenta a secretária de Educação de Gramado, Gilça Santos Silva. E há quatro anos essas produções são exibidas no Palácio dos Festivais, abrindo a programação do maior evento de cinema do país. As produções dos estudantes serão exibidas na noite de quinta-feira.

HOMENAGENS

As quatro principais homenagens do Festival serão prestadas à atriz Dira Paes (foto-Troféu Oscarito), ao cineasta Otto Guerra (Troféu Eduardo Abelin), à atriz argentina Soledad Villamil (Kikito de Cristal) e o ator Antônio Pitanga (Troféu Cidade de Gramado). Outras 12 pessoas também terão o reconhecimento do festival.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS