Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Dia do Gaúcho

Tradicionalistas montam piquetes para celebrar a Semana Farroupilha na região

Chegada da Chama Crioula será nesta quarta-feira

Diego da Rosa/GES
Abertura oficial do Parque do Trabalhador será às 19 horas com a chegada da Chama Crioula
O chimarrão é passado de mão em mão, enquanto a lenha queima no fogão e as equipes trabalham para ajustar os detalhes: começa nesta quarta-feira (13) a semana mais importante do ano para os tradicionalistas. Comemorando os 172 anos do fim da Guerra dos Farrapos, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) da região se mobilizam para festejar a Semana Farroupilha.
Em São Leopoldo, ela é comemorada no Parque do Trabalhador e na Associação da Feitoria. A abertura oficial, com a chegada da Chama Crioula, acontece nesta quarta, às 19 horas, no Parque, onde esta terça havia movimento nos piquetes. “Este ano ficou tudo mais organizado, acho que vai ter um público muito bom se o tempo ajudar”, avalia Eurico Quadro da Silva, que trabalha na organização da Semana há cinco anos. “No domingo, acho que teremos dez mil pessoas aqui”, prevê. “Acaba sendo um divertimento para a gente também”, comenta o atendente de uma lanchonete, Elpídio Machado, 46 anos.

Atrações em Sapucaia e Portão

Em Sapucaia, a abertura oficial ocorre nesta quarta, às 19 horas, com a chegada da Chama Crioula ao Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun. Após a solenidade, o grupo Eco do Pampa comandará as festividades. A programação segue até o dia 20 com bailes diários. Grupo Pegadão, Banda Tchê, Grupo Recuerdos e Sina Fandangueira são algumas das atrações. Além dos bailes, haverá invernadas, das 16 horas às 20 horas. Em Portão, a 29.ª Ronda Farroupilha de Portão, começa nesta quarta no Lothar Kern.

Esteio terá 88 piquetes no Parque Assis Brasil

Desde domingo, tradicionalistas esteienses trabalham para aprontar os 88 piquetes e quatro CTGs que receberão visitantes de Esteio e de cidades vizinhas no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o evento contará com shows da música tradicionalista como Luiz Marenco, Shana Müller, Daniel Torres e Elton Saldanha, além de bailes e apresentações de grupos de danças e teatro no palco e no tablado montados no Pavilhão da Agricultura Familiar. A entrada para o Parque é gratuita e o acesso será pela Avenida Celina Kroeff, Portão 7, das 9 horas às 24 horas.

Chama

A Chama Crioula será levada para São Leopoldo por cavalarianos das duas entidades envolvidas na programação na cidade, a Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP) e a Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF). A programação ainda não foi divulgada pela Prefeitura, embora o governo tenha decidido priorizar a Semana Farroupilha em detrimento do Dia da Independência.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS