Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Niyama
Blog Niyama

A distorção da realidade e como ela nos atrapalha

As chamadas percepções errôneas são apontadas como causa de sofrimento pelos Yoga Sutras de Patanjali
30/10/2017 20:51 30/10/2017 20:57

O yoga é uma filosofia de vida que começou na Índia e busca, através de uma série de práticas, a expansão da consciência, transcendendo a condição humana do sofrimento. A palavra yoga significa união, e a prática busca essa conexão consigo mesmo e com o universo. É muito mais do que uma sequência de posturas - e há diferentes maneiras de praticar, inclusive no nosso dia-a-dia. Isso é mostrado muito claramente por uma escritura chamada de Yoga Sutras de Patanjali. Esse sábio indiano compilou os ensinamentos que eram passados de geração em geração na Índia e a sua principal lição é o autoconhecimento.

Uma das partes mais incríveis, ao meu ver, é a que Patanjali fala sobre percepções errôneas. Percepções errôneas se referem à distorção da realidade. Já há milhares de anos, o sábio apontava essa distorção como uma das causas do sofrimento e da agitação da mente. Um exemplo: você manda um questionamento super amoroso para seu companheiro ou companheira pelo Whats e não recebe nenhuma resposta. Imediatamente, a sua cabeça começa questionar se a pessoa está brava com você, o que aconteceu com ela para ela estar furiosa e o que, talvez, você tenha feito para causar essa situação. Ou, então, começa a ficar com medo de que tenha acontecido alguma coisa. Estas são percepções errôneas, e elas acontecem, normalmente, com base em fatos. O fato é: você mandou uma mensagem e não recebeu uma resposta. A sua mente imediatamente tenta encontrar uma explicação para aquela situação, por mais irreal e fantasiosa que ela seja, e pouco se atém ao que realmente aconteceu.

Outro exemplo: no trabalho, seu chefe diz que quer conversar com você. Você imediatamente já começa a pensar no que pode ter feito de errado, no que pode estar acontecendo, se vai ser demitido, se vai ganhar um aumento ou se vai levar um sermão. O fato é: seu chefe quer conversar com você. Não tem como você adivinhar o que ele quer até conversarem. E se a reunião demorar e você não dar aquela respirada funda para tentar voltar ao momento presente, a probabilidade de que vai ficar sofrendo até conversar com ele é enorme. É claro que há sutilezas neste tipo de situação, mas observar os movimentos da nossa mente e como ela reage ao que acontece ao nosso redor ajuda muito a enxergar as coisas de uma forma mais clara e a não viver reagindo defensivamente o tempo todo.

Para quem quiser ler mais sobre os Yoga Sutras de Patanjali, há muitas versões disponíveis com várias traduções na própria internet. Recomendo o livro traduzido e comentado por Sri Swami Satchinanda, com nome Os Sutras do Yoga de Patanjali. 


Jornal VS

Niyama

por Raquel Reckziegel
raquel.reckziegel@gruposinos.com.br

Mente. Energia vital. Autoconhecimento. Respeito ao corpo, aos próprios limites e ao mundo em que vivemos. A prática do yoga vai muito (mas muito mesmo!) além de meia dúzia de posturas de alongamento. O blog Niyama* surgiu justamente para apresentar um pouco desta fascinante filosofia de vida que se concentra não somente no corpo, mas em aquietar as flutuações da mente, curtir o presente e descobrir uma forma diferente de encarar a vida. Raquel Reckziegel é jornalista, trabalha na redação online dos sites do Grupo Sinos e pratica yoga há quase dois anos. (*Niyama é uma espécie de "código de conduta" que permite ao praticante olhar para dentro de si seguindo cinco conceitos: pureza, ou saucha; contentamento, ou santosha; austeridade, ou tapas; auto-estudo, ou svadhyaya; e devoção (ishvara-pranidhana).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS