Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
São Leopoldo

Bebeto Alves bate papo sobre música e literatura no projeto Reflexões Literárias

Evento é promovido pelo Sesc São Leopoldo em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog e a Secretaria de Cultura e Turismo
05/10/2017 19:22 05/10/2017 19:29

Diego da Rosa/GES
Bebeto Alves ministra curso neste sábado
A relação da música com a literatura será o tema da próxima edição do projeto Reflexões Literárias, ano IV que ocorre na Biblioteca Vianna Moog, neste sábado. No encontro, o músico e compositor Bebeto Alves, acompanhado de seu violão, vai sentar diante do público para discorrer sobre a influência da música e da literatura ao longo da história da humanidade. Bebeto aproveita a própria bagagem cultural para explicar como as referências literárias o influenciam no processo de criação musical. O curso tem o intuito de oportunizar aos uma reflexão teórica e prática sobre a mediação da leitura.
 Leitor de Zygmunt Bauman e Umberto Eco, o compositor conta que supre na literatura a necessidade de compreender a sociedade contemporânea. “Adoro ficção, mas é o gênero que menos leio; atualmente, tenho me dedicado mais à filosofia e à sociologia, é um universo muito grande e eu sinto essa necessidade de entender melhor o mundo à minha volta”, justifica Bebeto. Da compreensão do mundo a partir das leituras que fez nos últimos anos, foi lançado o disco “Devoragem”, cuja concepção tem influência na obra do teórico polonês Zygmunt Bauman. “A canção Líquido tem muito dessa referência, porque Bauman aborda a liquidez da sociedade, das relações, em que tudo se esvai com rapidez.”
 Além da própria vivência, o convidado do IV Reflexões Literárias pretende fazer um apanhado sobre a relação da música e da literatura desde a Idade Média até episódios mais recentes, como a indicação do músico Bob Dylan ao Prêmio Nobel de Literatura. Outras referências musicais MPB, como Chico Buarque, cujas composições suscitam reflexões também serão abordados.

Projeto é promovido pelo Sesc e pela Biblioteca Pública

O evento do próximo sábado marca o quarto ano do projeto Reflexões Literárias. Temas como cinema, ficção, super-heróis, literatura fantástica já foram abordados nos encontros. Aliado a esses assuntos, convidados renomados, como o escritor Caio Ritter e a professora da Feevale Marinês Kunz ministraram os cursos de formação. A atividade é aberta ao público, cujo foco são professores e estudantes de Letras e Pedagogia. “Já pretendemos continuar o projeto para o ano que vem, porque tem dado muito certo, principalmente pelos convidados que trouxemos, e o público também comparecido”, comenta a bibliotecária e diretora da Biblioteca Vianna Moog, Daiane Andrade. Os participantes dos encontros do Reflexões Literárias recebem certificado.


REFLEXÕES LITERÁRIAS, ANO IV

O quê: curso de formação sobre literatura e mediação de leitura
Quando: sábado, 7 de outubro, das 8h30 às 11h30
Onde: Biblioteca Vianna Moog, Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro de São Leopoldo
Inscrições: pelo telefone 3592-9133 (das 8 às 18 horas).
O evento é realizado por meio da parceria do Sesc São Leopoldo com a Biblioteca Pública Municipal Viana Moog e Secretaria de Cultura e Turismo.


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS