Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Legado da imigração alemã

Noite de aplausos para Für Immer em Ivoti

Exibição do documentário ontem no Instituto Ivoti teve interação entre público e convidados
11/10/2017 14:24 11/10/2017 14:24

Inézio Machado /GES
Equipe responsável pelo projeto explicou os detalhes da produção do Grupo sinos
Aplausos e até emoção aflorada foram audíveis e visíveis entre as pessoas que prestigiaram a exibição do webdocumentário Für Immer – Para Sempre, na noite de ontem, no auditório do Instituto Ivoti. A plateia formada por estudantes, professores, convidados e pessoas interessadas no assunto pôde ainda participar de um bate-papo informal e descontraído com os realizadores da produção. Participaram como painelistas o diretor executivo do Grupo Sinos e idealizador do webdocumentário, Fernando Alberto Gusmão, o diretor geral do Instituto Ivoti, Everton Augustin, o professor e coordenador dos cursos de licenciatura em História e Geografia do Instituto Ivoti, Rodrigo Santos, o editor-chefe do Jornal NH e coordenador do webdocumentário, Jeison Rodrigues, o diretor e roteirista do filme, Marcelo Collar, o repórter e roteirista, Moacir Fritzen, e o ator alemão Jan Dieter Schneider.

GRAVAÇÃO
 Für Immer – Para Sempre foi gravado entre os meses de junho e julho de 2017 para destacar os 193 anos da imigração alemã para o Rio Grande do Sul. Entre as mais de 50 pessoas que foram ouvidas ou colaboraram com conteúdo, 18 aparecem nos depoimentos em alemão gramatical ou no dialeto Hunsrück, com legendas em português. O conteúdo enfatiza o legado da colonização alemã em vários pilares: superação, cultura, educação, religião, trabalho, sociedades e esportes.
O público teve ainda a oportunidade de interagir com painelistas. “Achei muito bom. Meus pais, familiares, todos falavam em alemão. Sou Schneider de casa e me casei com um português. Me arrependo de não ter colocado meu sobrenome para eles também”, disse Marlene Schneider Reginaldo, 71, moradora de Roca Sales, que foi convidada por um dos filhos e assistiu à produção. “Achei interessante a iniciativa de resgatar a história dos imigrantes. Me despertou a atenção a parte que fala como eram definidas as picadas”, disse Gabriel Hoffmeister, 16, estudante, após assistir ao filme. O conteúdo foi publicado nos canais digitais do Grupo Sinos e redes sociais dos Jornais NH e VS. O trabalho ainda teve versão para o jornal impresso. A produção teve patrocínios de Stihl, Universidade Feevale, Instituto Ivoti e Weissheimer Construção e Incorporação.

Equipe presente

Fernando Gusmão apresentou números sobre a visualização do webdocumentário nos canais digitais. Ele também agradeceu ao público pela presença. Jeison Rodrigues lembrou que a educação está entre os pilares do Grupo Sinos e que o webdocumentário buscou mostrar e relatar o papel e o protagonismo dos descendentes. Já Moacir Fritzen destacou a importância da valorização da língua alemã na região e como ela é rica culturalmente. Marcelo Collar contou detalhes da produção e destacou a grande receptividade dos entrevistados.

Elogio à produção

O ator alemão Jan Dieter Schneider, protagonista do filme germânico Die Andere Heimat - A Outra Pátria, elogiou o webdocumentário exibido na noite de ontem. Nascido em Oberwesen e criado na região do Hunsrück, o ator e estudante de Medicina Schneider deu vida a Jakob Simon – personagem em filme dirigido por Edgar Reitz. “Este filme foi um presente para eu conhecer a cultura alemã e brasileira”, disse. O protagonista, a partir de convite, hoje reside com a família do professor de Medicina gaúcho Odalci Pustai e trabalha no hospital da Ufrgs em Porto Alegre.




Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS