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Atividade física

Em busca do corpo perfeito: de olho na academia

Ao correr contra o tempo para emagrecer e ter coragem de encarar o verão é preciso alguns cuidados para evitar lesões e não ficar doente
31/10/2017 16:39 31/10/2017 16:39

Claucia Ferreira/GES-Especial
Cada um tem seu objetivo para emagrecer, mas é necessário um período adequado pra isso, lembra o professor de Educação Física Rafael Fernando Bordin


O verão está batendo na porta e se você é uma dessas pessoas que fica com medo de encará-lo de frente, deve prestar muita atenção e não fazer nenhuma loucura para tentar ficar com o corpo perfeito para a estação mais quente do ano. Em primeiro lugar, especialistas dizem que a pessoa tem que estar feliz com seu corpo, independentemente do peso. O principal é ter saúde e autoestima elevada. Em segundo lugar, não é pecado querer dar aquela emagrecida para atingir a meta desejada, mas a busca pelo corpo ideal (na percepção de cada um) deve ter alguns cuidados.

Nesta época do ano, o número de pessoas que buscam uma academia para a prática esportiva aumenta muito. E nessa hora também é preciso ter cuidados na escolha do local para a prática de atividades físicas.

O profissional de educação física e personal trainer, Rafael Fernando Bordin, de Novo Hamburgo, destaca que ao fazer uma escolha por uma determinada academia, o aluno tem que observar, principalmente, se há equipamentos de qualidade e profissionais capacitados. “É necessário ter alguns cuidados na escolha da academia. É preciso observar o número de profissionais que o local possui, pois é preciso atender com qualidade. Ter poucos professores para muitos alunos, o trabalho ficará ineficaz”, enfatiza Bordin.

Cuidados

A profissional de educação física Nathália Pacheco Pieretti, de Sapiranga, também faz o alerta. É preciso ter o máximo de atenção ao contratar o trabalho de algum personal trainer. “Ao escolher uma academia é preciso verificar a estrutura física, pois equipamentos não bons podem ocasionar lesões. Tem que verificar se o local é climatizado. Ter ar-condicionado não é luxo, é necessidade. Também é preciso ser treinado por profissionais qualificados”, enfatiza Nathália, que ainda comenta que ter uma alimentação balanceada também ajudará a conseguir alcançar o peso ideal. “Alimentação e exercícios físicos quando associados se tornam são bons amigos”, destaca. “Porém a parte da alimentação é destinado aos profissionais da nutrição, que são os nutricionistas”, reforça Nathália.

Procure sempre a ajuda de um profissional

A personal trainer Nathália Pacheco Pieretti explica que o profissional de educação física não deve interferir na área do nutricionista. “Orientações sobre alimentação é função dos nutricionistas”, ressalta. Ela ainda comenta que muita pessoas visam o corpo perfeito, mas a busca deste ideal não ser feito de uma hora para outra. Para quem estava sedentário, é preciso começar com exercícios leves. “Quando chega outubro começa a bater o desespero para muitos, por isso as atividades devem ser feitas com orientação do profissional de educação física. É bom evitar seguir exercícios de Internet, de blogueiros, de Instagram. Cada um tem um metabolismo diferente. É preciso evitar lesões. A academia sempre será o melhor lugar”, salienta.

10 dicas

1 O exercício é fundamental não só para evitar gordurinhas e flacidez, mas também para manter a mente tranquila e o corpo funcionando.

2 Antes de procurar uma academia, faça uma avaliação física com um médico para verificar se há algum tipo de problema cardiovascular.

3 Na busca pelo corpo perfeito, algumas pessoas fazem uso indiscriminado de medicamentos à base de esteroides, anabolizantes e anfetaminas sem pensar nas consequências à saúde. É preciso cuidado e sempre ter acompanhamento de profissionais da saúde.

4 Uma boa academia deve fazer um diagnóstico do aluno, avaliação física para verificar o peso, percentual da gordura. Ter professor formado na academia. Não pode ter somente estagiários. Além disso é preciso uma estrutura física de qualidade.

5 Caminhadas ao ar livre também são boas e alternativas para manter um ritmo de atividade física, mas é preciso ter cuidado, como caminhar com um tênis apropriado para caminhadas, com roupas leves.

6 Muitos municípios têm praças públicas com aparelhos. Ao fazer as atividades, sempre leia com atenção as placas de orientações.

7 A prática de musculação é importante para aumentar a massa muscular. Quanto mais massa muscular a pessoa ter, mais emagrecerá.

8 Evite seguir atividades físicas nas redes sociais. A melhor forma é ter um profissional qualificado para orientação a fim de não ocorrer lesões.

9 Com a intensidade do calor, a hidratação é ainda mais fundamental durante os exercícios e no dia a dia.

10 O Ideal é seguir um estilo de vida saudável o ano inteiro, cuidando da alimentação, praticando exercícios físicos, cuidando da mente para que, quando o final do ano se aproximar, só dar uma reforçada nas atividades físicas e na alimentação.



Patrick Borges/Patrick Borges/Especial
Foco de Maique é a estética

Foco na estética

“Meu foco é a estética mesmo. Preciso emagrecer para chegar no verão em forma. Já frequentei muitos anos atrás e estava bem sedentária. Então resolvi ingressar na academia. Agora tenho meta e depois do verão pretendo continuar porque não quero mais ser sedentária”, destaca a moradora de Sapiranga, Maique Maus, 38 anos. Ela ainda comenta que sempre dava uma desculpa para não realizar atividades físicas. “Sempre queria fazer caminhadas, mas o tempo sempre atrapalhava. Agora na academia, a gente cria uma rotina, ganha responsabilidade, porque afinal, estamos pagando para ir. Então temos que ir. Não adianta pagar e não ir a academia”, conta.



Claucia Ferreira/Claucia Ferreira/GES-Especial
Mari frequenta a academia quatro vezes por semana

Definição das pernas

Quem também não esconde a vontade de alcançar o corpo perfeito é a estudante de quiropraxia Mari Barili, 21 anos, de Novo Hamburgo. Ela quer definir, principalmente a perna. “Entrei na academia em agosto e estou frequentando-a quatro vezes por semana. Eu fazia academia no ano passado, mas havia parado. Agora retornei para chegar no verão de bem com o meu corpo.”


Claucia Ferreira/GES-Especial
Scheila Silva entrou na academia em julho para ter mais resistência

Resistência e estima

Scheila Silva, 28 anos, moradora de Sapiranga, entrou na academia em julho para ter mais resistência com foco no verão. “Até pegar o ritmo é difícil e desanimador, mas depois só vai. Minha academia é personalizada, com um sistema diferente e eu gostei disto. Os resultados estão aparecendo. Estou conseguindo ver e sentir os resultados. Minha autoestima está elevada”, conta a agente administrativa.

É preciso emagrecer com saúde

O professor de Educação Física Rafael Fernando Bordin também lembra que cada um tem seu objetivo para emagrecer, mas é necessário um período adequado pra isso. “Não adianta vir em outubro e querer ficar em dia com o corpo. Até pode conseguir, mas terá que ser muito radical e cortar muita coisa, mas daqui a pouco não emagrece com saúde. O perigo é não emagrecer com saúde, pulando etapas”, ensina. E os resultados de uma má preparação são lesões. “ A alimentação também é importante. Não adianta fazer o exercícios sem se alimentar bem. É preciso comer porções não tão grandes, para ajudar no metabolismo, para ter um resultado com qualidade. Mas o ideal é ter um acompanhamento nutricional”, salienta Bordin.


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