Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Realidade na arte

Inspirados em Boal, moradores da Brás estreiam 1ª Mostra de Teatro

Grupo Movidos pela Arte foi formado a partir de um projeto realizado na Escola João Goulart, hoje os adolescentes ensaiam na Associação de Moradores do bairro Santos Dumont
15/12/2017 20:02 15/12/2017 20:22

Divulgação
Depois de encerrar os estudos na Escola João Goulart, ex-alunos decidiram continuar com o projeto teatral
De longe, uma comunidade conhecida pelos índices de violência. De perto, outra realidade. O projeto de teatro que começou na Escola João Goulart ganhou o bairro Santos Dumont e atrai jovens que se reúnem na Associação de Moradores da Vila Brás, no bairro Santos Dumont, para aprender a arte da atuação teatral. A estreia do grupo Movidos pela Arte será amanhã, com a peça Meninos e Meninas. A 1ª Mostra de Teatro da Vila Brás será realizada neste domingo (17), às 20 horas, na sede da Associação.
 Na metade de 2016, o educador teatral João Marcelo Lucas Schneider, que hoje trabalha voluntariamente no projeto da Brás, foi convidado para auxiliar o projeto de teatro na escola. Com ele, atua, a também educadora, Júlia Leiria. “Os alunos que estavam saindo da escola pediram para continuar com o projeto; então nós conversamos com os membros da Associação de Moradores para ceder o espaço para os ensaios”, conta João Marcelo sobre o começo das atividades.

Inspirado em Augusto Boal

Atualmente são cerca de 30 adolescentes que participam das aulas de teatro. Com base de conceitos de Augusto Boal - fundador do Teatro do Oprimido, que relaciona a arte teatral à reflexão social, João Marcelo e Júlia começaram as primeiras lições com os moradores da Brás. “Desenvolvemos atuação e também questões de sociais, que estão relacionadas o Teatro do Oprimido”, diz João Marcelo. A partir das discussões sobre os temas que cercam a realidade dos jovens, como homofobia.
O trabalho até hoje é voluntário. “Até hoje não conseguimos patrocínio, mas estamos em busca de apoio para valorizar nosso trabalho”, comenta João Marcelo.

Programação

Peça: Meu Guri -Teatro Geração Bugiganga
Peça: Meninos e Meninas - Grupo Movidos Pela Arte
Local: Associação de Moradores da Vila Brás (Leopoldo Wasun, 690)
Data: dia 17
Horário: 20 horas

ENTRADA GRATUITA


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS