Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Em Minas Gerais

Museu a céu aberto em Ouro Preto

Cidade declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade é uma das belas opções para quem vai viajar nestas férias
24/12/2017 07:00

Ladeiras marcam a paisagem de Ouro Preto

Stephany Sander
ssa_rad@gruposinos.com.br

A cidade que leva o Ouro no nome, por ter tido a extração do mineral como principal atividade, na verdade é vermelha como barro. As paredes coloridas das casas históricas de Ouro Preto se misturam ao tom terroso dos telhados, e podem ser vistos de longe, do alto das infinitas ladeiras de paralelepípedos que cortam a cidade. Esse mar de cores fortes e vibrantes é um convite irrecusável para se caminhar pelo local, a fim de conhecer um pouco de sua história. Com o título de “museu a céu aberto”, a cidade, localizada a 11 quilômetros de Belo Horizonte, foi declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade, tanto por seus casarios históricos quanto por sua importância como sede da Inconfidência Mineira, aliado aos monumentos e obras religiosas deixadas por Aleijadinho, entalhador, escultor e arquiteto brasileiro. Grande parte de suas criações são vistas nas igrejas de Ouro Preto e é possível visitar todas.


Museu da Inconfidência
Ocupando a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica (primeiro nome dado a cidade de Ouro Preto) é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira. Conta com mais de 4 mil peças em seu acervo entre elas as obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.


Praça Tiradentes
Foi o local onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta. No local onde ela foi pendurada, hoje está o monumento a ele. Um grande conjunto arquitetônico de casarios fica situado no entorno da praça, abrigando restaurantes, e lancherias. Além disso prédios importantes como o Palácio dos Governadores e o Museu da Inconfidência estão na região.


Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões
Construída em 1772, a igreja possui grossas paredes de pedra com cunhais de cantaria. Está situada na parte baixa de uma colina e tem o projeto de sua capela mor de autoria de Aleijadinho. É populamente conhecida como a Igreja das “Mercês de baixo”, para diferenciá-la da Igreja Mercês e Misericórdia, denominada “Mercês de cima”.


Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia
Sua obra teve inicio no ano de 1773, sendo iniciativa da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês no alto da colina próxima a “Mercês de baixo)”. O projeto do templo, que era apenas um capela, foi reformulado devido à adesão de uma torre única. O medalhão de ornamentação que está localizado na porta principal merece uma atenção especial, pois apresenta características atribuídas ao Mestre Aleijadinho.


Igreja São Francisco de Assis
É uma das igrejas mais famosas do Brasil e o projeto da fachada é em grande relevo esculpido por Aleijadinho. A pintura interna no teto é de Mestre Ataíde, o mais reconhecido pintor colonial brasileiro. Localizada na região central, muito perto da Praça Tiradentes, a Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.


Feira de Pedra Sabão
Localizada ao lado da Igreja São Francisco de Assis, o local é um dos atrativos para quem visita o centro de Ouro Preto. Na feira são vendidos artesanatos, como tabuleiros de jogos, esculturas, relógios, estátuas religiosas e vasos. Apesar do nome e da predominância de produtos de pedra sabão, na feira também são encontradas camisetas, cartões postais e diversos itens expostos em mais de vinte barracas.


  • Museu da Inconfidência
    Foto: Stephany Sander/Especial
  • Feira de Pedra Sabão
    Foto: Stephany Sander/Especial
  • Vista com casario antigo e igrejas
    Foto: Stephany Sander/Especial
  • Paisagem com Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões
    Foto: Stephany Sander/Especial
  • Praça Tirandentes
    Foto: Stephany Sander/Especial
  • Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia
    Foto: Stephany Sander/Especial


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS