Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Teatro

Peça 'Os dois Gêmeos Venezianos' será apresentada neste sábado em Esteio

Montagem integra programação gratuita e descentralizada do Porto Verão Alegre
19/01/2018 09:28 19/01/2018 09:29

Rodrigo Kão/Rodrigo Kão/Divulgação
Montagem integra programação gratuita e descentralizada do Porto Verão Alegre
Uma aventura que mescla humor, ação e romance numa divertida comédia que narra as confusões vividas por dois gêmeos idênticos. Assim se move a encenação Os dois Gêmeos Venezianos. A montagem integra a programação da 19.ª edição do Porto Verão Alegre. O bom da história: a peça será apresentada em Esteio neste sábado (20), às 20 horas, dentro das ações de descentralização do festival. A organização do evento enfatiza que a entrada é franca. Conforme dados da produção, a retirada dos ingressos gratuitos, limitados a dois por pessoa para a peça em Esteio, deve ser feita diretamente no local da apresentação, a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). A disponibilidade depende da lotação da sala.

Com texto de Carlo Goldoni e tradução, adaptação e direção de Suzi Martinez, o espetáculo mostra o melhor da tradição da commedia dell’arte ao contar a história de Fabrício e Tonino, gêmeos idênticos, separados na infância e que estão em Verona para encontrar seus respectivos amores, Beatriz e Rosaura. Na trama, os equívocos causados por eles. Em cena outros personagens típicos da commedia dell’arte, como Arlequim, Colombina, Doutor, Pantalone e Capitão.

Como em toda o gênero, o jogo de humor, a música, o colorido e o imprevisto fazem de Os Dois Gêmeos Venezianos um espetáculo para toda a família. As montagens circulando pela região metropolitana e interior do Estado são parte de um projeto do Porto Verão Alegre 2018, iniciado no ano passado e que conta com a parceria da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O Porto Verão Alegre é um projeto privado realizado pela Mezanino Produções, liderada pelos atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, e pela Mais Além, dirigida por Claudia D’Mutti.

Equipe

o espetáculo tem no elenco Henrique Gonçalves, Guilherme Ferrêra, Juliana Barros, Marlise Damin, Luciano Pieper, Lutti Pereira e Suzi Martinez. A cena sonora e música original são de Álvaro Rosacosta, com preparação musical e trilha pesquisada de Simone Rasslan. A cenografia é de Marco Fronckowiak. A luz é uma criação de Anilton Souza e Maurício Moura. Preparação de commedia dell'arte de Fábio Cuelli e coreografias de Sayonara Sosa.

Commedia dell'arte


A commedia dell'arte influenciou muitos atores, dramaturgos e diretores, como Shakespeare, Molière, Dario Fo e Marcelo Moretti. O gênero teria surgido entre os séculos 15 e 16 na na Itália. As origens seria da Roma antiga, por intermédio da Fábula Atelana, uma espécie de farsa popular em 240 a.C., cuja representação consistia no desenvolvimento improvisado de intrigas pré-determinada por personagens caracterizados por máscaras. A 'commedia' possuía alguns características como apresentações em ruas e praças, as companhias eram itinerantes, a ação cênica ocorria a partir do improviso dos atores e os personagens eram fixos (Arlequim, Pantaleão, Capitão, Polichinelo, e a Colombina). Uma curiosidade: muitos atores desta estética de teatro viviam seus papéis até a morte.

Serviço 

O QUÊ: Porto Verão Alegre em Esteio
Apresentação: Os Dois Gêmeos Venezianos
Quando: hoje, dia 20 de janeiro
Horário: às 20 horas
Onde: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe,
900)
Ingresso: entrada franca
Classificação indicativa: sete anos
Duração: 70 minutos
Fonte: Prefeitura de Esteio



Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS