Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Cris Manfro

Mostre arrependimento

"Junto com o pedido de desculpas, precisa ter a promessa que nunca mais terá o comportamento que magoou e o cumprimento da promessa"
07/01/2018 06:00

Cris Manfro é psicóloga clínica, terapeuta de família e casal e mediadora familiar
acmanfro@terra.com.br

Você causou decepção a alguém? Faça o básico: peça desculpas. Parece fácil, mas não é. As pessoas estão cada vez pedindo menos desculpas e se “protegendo” terceirizando as próprias culpas para a pessoa magoada, ou dando motivos esfarrapados para o ato de magoar, se fazendo de desentendidos, esperando que a mágoa do outro simplesmente passe (coisa que não acontece), quando o que a pessoa magoada mais espera é que quem magoou se responsabilize e assuma o dano causado. Magoou alguém? Mostre arrependimento.

Mas não pense que pedir desculpas anula o que você fez. Muita gente pensa: “pedi desculpa e agora está tudo resolvido”. Longe disso. Mas peça desculpas. A palavra desculpa significa: Des + Culpa = Sem culpa. Por isso só “desculpa” não é um bom pedido de perdão. Porém, a ausência de pedido de desculpas piora muito as coisas. Ser magoado e não ver o outro assumir o dano causado é muito sofrido e dá desesperança. Junto com o pedido de desculpas, precisa ter a promessa que nunca mais terá o comportamento que magoou e o cumprimento da promessa.

Caso você tenha um parceiro magoado, terá de pedir desculpas muitas vezes. O pedido de desculpas frequentes acalmará as dores. O parceiro (a) magoado precisará de tempo para processar o fato de ter sido magoado e precisará expressar a tristeza, raiva e a mágoa muitas vezes. Assim como a pessoa que magoou precisará demonstrar arrependimento muitas vezes e de diversas maneiras.

O perdão é um processo e requer tempo, trabalho e boa vontade de ambos. É importante que a pessoa magoada não use o fato de ter sido magoada como motivo para deixar o outro refém, com o pensamento de “fui magoado, eu agora posso tudo”. A dor pode trazer a ideia de onipotência, de ter poder e direitos sobre o outro por estar em sofrimento.

A pessoa que magoou terá que ter muita disposição e comprometimento para buscar restaurar o que foi quebrado, o que machucou e que de alguma maneira manchou a confiança na relação. Uma vez a confiança quebrada, ela pode voltar a ser restaurada, mas requer tempo e dedicação. Requer esforço no sentido da pessoa se responsabilizar, assumir, se comprometer e principalmente validar a pessoa magoada, com comportamentos e atitudes que acalmem e reforcem o compromisso de amor. Com a afirmação do quanto a pessoa que foi magoada é importante, do quanto a pessoa sente por ter causado dano à pessoa magoada e principalmente do quanto existe amor, apesar de ter decepcionado e magoado. Mostre que você sente muito por ter magoado. O perdão é possível! Comece com arrependimento e com um pedido genuíno de desculpa.


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS