Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Protagonismo

Prêmio Jacobina vai homenagear 23 mulheres leopoldenses em novembro

Projeto de lei será levado à Câmara de Vereadores
08/01/2018 20:05 09/01/2018 16:03

Diego da Rosa/GES
Mais de 60 pessoas lotaram o Gabinete no lançamento do Prêmio Jacobina
Com o objetivo de dar protagonismo às mulheres leopoldenses, foi lançado na tarde desta segunda-feira (8) o Prêmio Jacobina, em cerimônia realizada no gabinete da Prefeitura com presença de mais de 60 representantes da comunidade. O prêmio tem como tema “Lugar de mulher é em todo lugar”, e vai homenagear 23 mulheres de diferentes áreas de atuação no Município. O edital será lançado em março deste ano, quando também serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas em concorrer.
A escolha das vencedoras ocorrerá por meio de avaliação da Comissão Julgadora, que será formada por representantes da secretaria municipal de Políticas para as Mulheres (Sepom); do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (Condim) e de Instituições de Ensino Superior com sede na cidade. Em discurso na cerimônia de lançamento, a prefeita em exercício Paulete Souto revelou que o calendário do prêmio inclui seminários que serão realizados nos bairros, para que o prêmio paute a comunidade e faça parte do cotidiano das pessoas.

Para que o Prêmio Jacobina entre oficialmente no calendário da cidade, será instituído um projeto de lei com as diretrizes da premiação. Dessa maneira, os organizadores garantem que a iniciativa terá prosseguimento nas próximas administrações. Como a Câmara está em recesso até fevereiro, o texto será enviado para apreciação dos vereadores nas primeiras sessões do ano. “Isso foi um pedido do próprio prefeito Ary Vanazzi, para que o prêmio tenha continuidade. O governo também pediu para diminuirmos as categorias, mas, neste ano, não vamos mexer. Talvez no próximo”, disse a prefeita em exercício Paulete Souto, idealizadora do Prêmio Jacobina.

As 23 categorias

Dança
Literatura
Música
Teatro
Artes Visuais
Enfrentamento à Violência
Igualdade Racial
Sustentabilidade
Comunitário
Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa
Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Empreendedorismo
Protagonismo Juvenil
Educação Formal
Educação Popular
Ciência, Tecnologia e Inovação
Sindical
Esporte
Diversidade
Saúde
Organização da sociedade civil
Povos e Comunidades Tradicionais


Saiba Mais

O Centro Jacobina - Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, presta acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres de São Leopoldo que buscam atendimento espontaneamente ou são encaminhadas pela rede. Inaugurado há 11 anos, o serviço é gratuito e está vinculado à Sepom.

Filha de imigrantes alemães, Jacobina Mentz Maurer nasceu na área que hoje é Novo Hamburgo e foi uma das líderes da revolta dos Muckers, conflito travado entre 1873 e 1874, em São Leopoldo, em uma área que hoje pertence a Sapiranga.



Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS