Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
São Leopoldo

Lazer com segurança: BM reforça patrulhamento na Mauá das 18h30 às 21 horas

Medida, que busca coibir crimes como o roubo a pedestres, segue até o final de fevereiro
11/01/2018 11:44 11/01/2018 11:44

Jonas Spindler/
Desde o dia 15 de dezembro, policiais 25o BPM intensificam rondas por meio do policiamento a pé e motorizado no local
Tradicional ponto para a prática de esportes e exercícios físicos em São Leopoldo, o espaço sob a elevada do trem na Avenida Mauá conta com reforço na segurança. Desde o dia 15 de dezembro, policiais do 25o Batalhão de Polícia Militar (25o BPM), intensificam rondas por meio do policiamento a pé e motorizado no local. Elas são realizadas das 18h30 às 21 horas no trecho entre as avenidas João Corrêa, no Centro e John Kennedy, no bairro Santa Teresa. A medida, que busca coibir crimes como roubos a pedestres e furtos, deverá seguir até o final do mês de fevereiro.

Conforme o comandante do 25o BPM, o tenente-coronel Carlos Daniel Schultz Coelho,
a intenção é fazer com que os leopoldenses aproveitem o espaço com mais segurança. “O clima quente e o horário de verão fazem com que as pessoas saiam mais às ruas no final da tarde. E a Mauá acaba sendo uma opção de lazer para muitas famílias. Queremos que elas aproveitem esses momentos da melhor forma. Vendo o policial perto a comunidade se sente mais segura. Da mesma forma, a presença dele é percebida como um obstáculo a mais para o criminoso”, comenta. O coronel salienta ainda que nos demais horários o policiamento ostensivo da área central segue sendo realizado com efetivo embarcado em viaturas e motocicletas.

Em recente estudo feito pelo coronel para a conclusão do Curso de Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública a Avenida Mauá apareceu como uma das principais vias para o cometimento de roubos à pedestres na cidade, abrangendo 42% das ocorrências, deste tipo de crime, registradas nas principais ruas e avenidas de São Leopoldo. O estudo teve como base estatísticas dos últimos três anos, do segundo semestre de 2014 até junho do ano passado. Ele revelou ainda que o dia da semana com maior incidência de roubos é na segunda-feira. Já o turno preferido dos delinquentes para o cometimento de roubos a pedestres é das 18 horas a meia-noite. Conforme o comandante, uma avaliação será feita para uma possível manutenção no patrulhamento especial na avenida após o período previamente estipulado.

Moradores satisfeitos 

Moradora do bairro Cristo Rei, a estudante Jaqueline Vargas, 25 anos, pratica caminhadas pelo menos três vezes por semana no local e diz aprovar a novidade. “Normalmente saio para caminhar às 19 horas, mas às vezes preciso ir mais tarde. Antes ficava com receio, dependendo do horário. Desde que passei a perceber que os policiais estavam seguido ali fiquei mais tranquila. É uma ótima iniciativa da Brigada Militar”, diz. O eletricista Joel Guimarães, 40 anos, também ficou satisfeito com o policiamento. “Moramos em apartamento e este ponto da Mauá acaba sendo o pátio da nossa casa. Eu e minha esposa viemos seguidamente para cá tomar chimarrão enquanto nosso filho brinca na pista de skate. A presença dos PMs nos garante maior segurança. Antes ficávamos receosos e até já presenciamos uma tentativa de assalto, o que acabou nos afastando por algum tempo daqui”, conta.

A aposentada Rosaura Andrade, 64 anos, afirma torcer para que as rondas permaneçam por mais tempo. “Achei muito boa ideia e gostaria muito que esses policiais ficassem por aqui o ano inteiro”, opina ela, que realiza caminhadas todos os dias da pista sob a elevada do trem.


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS