VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

Cultura em Trânsitos

Sistema Integrado de Museus em São Leopoldo

.

São Leopoldo está aproveitando a Semana dos Museus, que iniciou na terça-feira e segue até domingo, para colocar em discussão o Sistema Integrado de Museus e Espaços de Memória. Nesta semana, a Secretaria de Cultura de São Leopoldo (Secult) reuniu representantes de museus para iniciar a construção desse sistema. O diretor de Patrimônio Cultural da Secult, Joel Santana, explica que o objetivo consiste em transformar a interação entre os museus em política pública para a preservação da memória da cidade. “Esta é uma das linhas de ação do patrimônio, voltada aos acervos.”

Presenças

Participaram do encontro representantes do Museu Visconde de São Leopoldo, Faculdades EST- arquivo histórico IECLB, Memorial Jesuíta-Unisinos, Memorial Padre Orestes Stragliotto e Memorial do Dique e Hospital Centenário. Nesta sexta-feira, dentro da programação acontecem, a partir das 9 hora, visitas guiadas no Museu do Trem, contação de histórias da Biblioteca Pública Vianna Moog também no Museu do Trem, entre outras ações.

Voando as tranças

Artes plásticas em São Leopoldo.

Acervo pessoal/Acervo pessoal/Divulgação
Arte 15 em casa nova
Pelas minhas contas são 21 anos. O Arte 15 segue para além dos traços, formas e cores. O grupo é uma instalação que literalmente se move por São Leopoldo com seus fazeres em arte. Voa as tranças como nessa tela (foto) de Suzane Wonghon, que integra o grupo de artistas que colocou em trânsito uma proposta de arte de portas abertas. Uma galeria de arte. Isso mesmo. Em uma época que nem mesmo sala de cinema o Município tinha, o Arte 15 passou a colocar sobre tela as coisas do cotidiano da cidade, do que se passa entre fronteiras, as fusões, a imigração, o poeta maior, o esporte. Colocou o que se ouve falar. Os detalhes do quintal. Duas décadas e pouco mais de muita ousadia e criatividade. Muitos caminhos. Fazer arte é estar aberto aos caminhos. Prestar atenção ao que parece ser banal. São os tais detalhes que fazem toda a diferença, como um beijo. Todos dão beijos, mandam beijos, seguram beijos no ar, anseiam por beijos. Sonham. Cabe ao artista mostrar como é dourado e ensolarado o viver. Mostrar quanto também é denso e silencioso o viver. Mostrar como são os sonhos. Em breve, a turma dos quinze das artes inicia a fase Lindolfo Collor, 401, sala 2.

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS