VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

Tchê Agenda

Um Ano Novo pra lá de bom

Um 2017 inspirado pelos versos do grande poeta e pajador gaúcho Jayme Caetano Braun.

Para desejar um Ano Novo pra lá de especial, nada melhor que estes versos do grande poeta e pajador gaúcho Jayme Caetano Braun.
Feliz Ano Novo - indiada,
Feliz Ano Novo - gente,
É a maneira reverente
De iniciar esta payada,
Nesta hora iluminada
De pátria e de melodia
E o payador se arrepia
De tradição campesina
Na primeira sabatina
Do ano que principia!
Novo canal com a gauchada
A partir de agora a gauchada poderá acompanhar o trabalho de toda a patronagem da 12ª Região Tradicionalista (12ª), as atas de reuniões, calendário de eventos e regulamentos através do site www.12regiaotradicionalista.com. A iniciativa segundo o patrão Fabiano Vencato, é para dar maior transparência e aproximar ainda mais a entidade dos seus associados. Ele confirmou ainda a implementação de duas novas diretorias, de comunicação e relações institucionais.
Inter-regional do Enart
A patronagem da 12ª Região Tradicionalista participa do 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Bento Gonçalves com o propósito de trazer para Canoas uma etapa da inter-regional de 2017 do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Neste ano elas ocorreram na cidade de Uruguaiana, onde as entidades da 12ª RT participaram, além de Venâncio Aires e Marau.
Chasque
* Seguem abertas as inscrições para o 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O evento ocorre de 13 a 15 de janeiro em Bento Gonçalves.

Um Natal pra lá de macanudo

Como colunista do Tchê Agenda desejo um ótimo Natal a todos os amigos..

Eis que surge lá no fundão da estância após se entreverar por diversas coxilhas mundo a fora, o loco de buenacho, o índio Noel, em uma charrete cheia de presentes, para novamente celebrar o nascimento do Piazito, um guri de respeito, gaudério dos pampas, chamado Jesus, filho da Dona Maria, prenda flor de rezadeira e do Seu José, carpinteiro pra lá de especial. Que neste Natal juntamente com toda tropilha de familiares e amigos, o índio Noel traga paz, saúde, prosperidade a todos os maragatos, chimangos e viventes de todas as várzeas e coxilhas! Esses são os votos do Tchê Agenda.
Patronagem na Feitoria
Na última semana ocorreu a posse da nova patronagem da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF). A direção está composta pelo patrão Claudionei Schere; vice Edilio jemelli; primeiro agregado da escrita, Leonir Fontoura Junior; primeira diretora cultural Alvacy Corrêa (Cissa) e segunda diretora Cultural Cátia Regina Jemelli. A nova patronagem já começou trabalhando no último domingo, na festa de Natal para as crianças da comunidade, onde teve brinquedos infláveis, Papai Noel, lanches e brinquedos.
Novo patrão da 12ª RT
O novo patrão da 12ª Região Tradicionalista (12ª RT) o canoense Fabiano Vencato promete reformulações nos encontros mensais de patrão que ocorrem sempre na primeira segunda-feira do mês no CTG Independência Gaúcha, em Esteio. Entre as novidades anunciadas estão a presença de técnicos para qualificar as entidades tradicionalistas. Ele destaca ainda a criação de sete assessorias para as modalidades de danças tradicionais e individuais.
Natal da Família Feliz
Falando em festa foi um sucesso o evento cultural Natal da Família Feliz, ocorrido no Palquinho da Feitoria. O evento tinha por objetivo levar música gratuita as famílias do bairro e reuniu cerca de mil pessoas. Segundo o organizador Gilmar Goulart Pinto, da Ike Produções, as famílias aplaudiram e aprovaram a programação cultural, que teve o grupo Som Gaúcho, Estilo Pampeano, Eraldo Missioneiro e Índio Sidnei, Johnny e Diego e grupo Eco do Pampa. Ainda teve a divulgação da Academia de Danças e artes Marciais Espaço e Conexão. O público dançou, cantou e ainda prestigiou o comércio local, que patrocinou o evento.

Chasques
* E seguem abertas as inscrições para o 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O evento ocorre de 13 a 15 de janeiro em Bento Gonçalves.
* No dia 13 de janeiro ocorre a 83ª Convenção Tradicionalista Extraordinária, o evento acontece a partir das 8 horas no CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves.
 

Programação para unir a Feitoria e região

Eventos iniciam no sábado com baile no CTG Sinuelo da Feitoria e prossegue no domingo no palquinho.

Grupo toca no sábado no CTG Sinuelo da FeitoriaNeste sábado (17) um jantar baile no CTG Sinuelo da Feitoria inicia a programação que promete unir o bairro com toda a Região. O evento que contará com a animação do grupo Eco do Pampa e Moisés Oliveira, faz parte da programação que culminará no dia 6 de janeiro com o Terno de Reis. A patronagem do centro de tradições gaúchas destaca que a proposta é chamar a atenção de todo o município para as atividades culturais.
De acordo com o patrão Armindo Gallas, neste sábado é a oportunidade também para o público acompanhar o trabalho desenvolvido pelas invernadas mirim e xirua da entidade ao longo do ano. Ao lado do agregado da guaiaca José Zaloar, ele destaca a importância de incentivar esses grupos. ''Queremos mostrar que esse é um trabalho feito ao longo do ano'', sentencia. Os ingressos para o jantar podem ser adquiridos por R$ 30,00, enquanto que só o baile terá um custo de R$ 15,00. Informações pelos telefones 3588-3117 ou 98282-4504.
A programação no bairro prossegue no domingo (18) a partir das 16 horas, com o Natal da Família Feliz, que ocorre no palquinho da avenida Integração. Segundo Gilmar Pinto, líder do Eco do Pampa, estarão no palco, além do próprio Eco do Pampa, grupos musicais como Som Gaúcho, Estilo Pampeano, o músico Leandro Costa, entre outros.
Terno de Reis para cultivara tradição
As festividades no bairro Feitoria encerram com a celebração do Terno de Reis, que ocorrerá no dia 6 de janeiro a partir das 20h30, também no CTG Sinuelo da Feitoria. De acordo com o patrão Armindo Gallas, a proposta é reunir as invernadas de CTGs do município e região para celebrar uma das tradições mais antigas do Estado. ''Será o momento das pessoas celebrarem e ao mesmo tempo, para quem nunca viu a apresentação de um Terno de Reis conhecer um pouco mais dessa belíssima tradição'', reforça.
Wilson Paim em especial de Natal
Após muitas apresentações em diferentes pontos da cidade, o Natal de Esteio chega ao seu ponto alto nesta quinta-feira (15) com um dos mais conceituados nomes da música regional gaúcha. A partir das 20 horas, o cantor Wilson Paim faz show Natalino na Avenida do Carnaval. A programação totalmente gratuita prossegue na sexta-feira com diversas atrações na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya e encerra no sábado no Seminário Claretiano com apresentação do Grupo Liberdade de Voar (Igreja Coração de Maria), com direito a Presépio Vivo (Jesus Luz Divina) e Coro Municipal de Esteio.
Finalistas do Esteio da Poesia
Foram definidos os 10 finalistas do 3º Esteio da Poesia Gaúcha, festival de poemas inéditos promovido pela Prefeitura de Esteio, através das secretarias municipais de Arte e Cultura (SMAC) e de Comunicação Social (SMCS). Serão apresentados ao público na noite de 11 de março as seguintes obras: O Mistério das Palhas, de Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam (São Vicente do Sul); Um Poema no Sul de Caine Teixeira Garcia (Bagé); Nos Ermos de Onde vim de Antônio Dirceu Barbosa (Estância Velha); Serafim, Ponto Final de Adão Quevedo (São Lourenço do Sul); Pelas Patas de Everton Michels (Criciúma-SC); Estrivo de Adriano Silva Alves (Campo Grande-MS); Crucificado de Joseti Gomes (Gravataí); Relato da Flor Bordada de Matheus Costa (Dom Pedrito); Sem Lenço de Rodrigo Bauer (São Borja) e O Efeito do Isolamento de Maximiliano Alves de Moraes (Alegrete).
Mais de 350 obras inscritas
O evento desse ano reuniu um total de 358 poesias enviados por 119 poetas de 66 cidades diferentes de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal. Além do Rio Grande do Sul e da Capital Federal, as obras vieram de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e de Roraima. A difícil tarefa de escolher as dez finalistas ficou a cargo da comissão formada por Henrique Fernandes (poeta, declamador, cantor e músico), Jurema Chaves (poetisa) e Liliana Cardosos Duarte (declamadora, apresentadora e cerimonialista).
Almoço de aniversário
A patronagem do Grupo Tradicionalista Querência dos Vargas convida toda a gauchada para o almoço de aniversário neste domingo (18), em sua sede localizada no número 735 da rua Constelação, bairro Santa Tereza. Ingressos e informações com Perci pelo telefone 99109-2467 ou Osni 99422-8103.
Chasques
* O patrão do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Antunes Callegaro convida todas as entidades filiadas ao MTG para o 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho. O evento ocorre de 13 a 15 de janeiro em Bento Gonçalves.
* No dia 13 ocorre a 83ª Convenção Tradicionalista Extraordinária, o evento acontece a partir das 8 horas no CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves.

Paulinho Mixaria na Sociedade Ginástica

Mixaria que com seus trejeitos consegue trazer para o palco o humor dos tempos de Mazaroppi .

Paulinho MixariaNesta quinta-feira (8) o humorista Paulinho Mixaria apresenta a partir das 20h30 na Sociedade Ginástica, em São Leopoldo o Novo Show Humor a Moda Antiga! No espetáculo, Mixaria que com seus trejeitos consegue trazer para o palco o humor dos tempos de Mazaroppi promete encantar o público com seu jeito engraçado e simples do personagem: uma pessoa humilde, do interior e que não fica restrita apenas ao gaúcho. O personagem ‘Paulinho Mixaria’ pode ser qualquer pessoa ingênua, vinda do interior de qualquer parte do país e pode ser bem mais inteligente que aparenta.
3º Fegadan e 2º Fegachula
O 3º Fegadan – Festival Gaúcho de Danças inicia hoje e prossegue até o domingo (11) em Caxias do Sul. A realização é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da vice-presidência artística, coordenada por José Roberto Fishborn, e terá como evento paralelo o 2º Fegachula – Festival Gaúcho de Chula. O evento ocorre no CTG Pousada dos Tropeiros, no distrito de Críuva. Presidente do MTG Nairo Callegaro, destaca a importância do evento na preservação do estilo de dança conhecido como João Carlos Paixão Côrtes e Luiz Carlos Barbosa Lessa.
Baile no Sinuelo da Feitoria
A patronagem do CTG Sinuelo da Feitoria, em São Leopoldo prepara grande jantar baile de encerramento das atividades do ano e apresentação das invernadas. O evento que ocorre a partir das 20h30 do próximo dia 17 de dezembro terá a animação do grupo Eco do Pampa & Moisés Oliveira. Informações e ingressos pelos telefones 3588-3117 ou 98282-4504.
Chasques
* A tradicional Noite Gaúcha das terças-feiras da Sociedade Lomba Grande terá como destaque na próxima semana João Luiz Correa e Grupo Campeirismo. Informações pelo telefone 3596-2698. A festa marca o encerramento das atividades no ano.
* O CTG Tapera Velha, em São Leopoldo promove grande jantar baile neste sábado (10), em sua sede. A animação está a cargo de Alan Moreira e Tchê Moçada.
* A Coordenadoria Regional da 30ª RT do MTG/RS convida a todos os patrões de sua área de abrangência para o 301º Encontro Regional de Patrões. A atividade ocorre a partir das 20 horas no DTG Camboatá, em Novo Hamburgo.
* A patronagem do CTG Tropeiro das Coxilhas convida a todos para a vispada beneficente que ocorre a partir das 19h30 desta sexta-feira (9). Informações com a patronagem do CTG ou com Osni Vargas pelos telefones 99422-8103 ou 3526-5401.
* A Associação dos Acampados do Parque de Recreação do Trabalhador elegeu na última terça-feira (6) seus novos diretores. Jesus de Freitas será o novo presidente e terá Paulo Leite como seu vice.

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS