

Campo Bom - A partir de fevereiro, as mulheres campo-bonenses não precisarão mais se deslocar até outras cidades para realizar a mamografia, teste preventivo de câncer de mama. Foi inaugurada ontem, no Hospital Lauro Réus, pelo prefeito Faisal Karam, a Central de Mamografia de Campo Bom. De acordo com Faisal, 2012 será o ano em que a administração municipal irá focar, principalmente, na saúde. “Este é um investimento de prevenção. Os exames estarão disponíveis tanto para os atendimentos do SUS quanto particular e convênios”, destacou. Segundo ele, o investimento para aquisição do mamógrafo e para a construção da sala para realização dos exames foi em torno de R$ 200 mil.
Agilidade
Para o prefeito Faisal Karam, a central vai agilizar a realização de exames. Conjugada com a entrega dos resultados diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, haverá uma maior rapidez na detecção de anomalias e no tratamento da doença.
DEMANDA
A secretária de Saúde Ilaine Pletsch acredita que até o fim do ano a demanda para a realização das mamografias estará suprida. A previsão é atender mais de 2 mil pessoas. Ela ainda enfatiza que a marcação do exame será realizada pela prefeitura e, caso seja detectada alguma anomalia, uma consulta com o mastologista é automaticamente agendada.