

Novo Hamburgo - “E esse tempo maluco?”. Você provavelmente ouvirá muito essa indagação, perfeita para puxar conversa durante este em fim de semana. E o responsável por isso não são as pessoas tagarelas e sim as frentes frias, massas de ar frio, ar quente e úmido e outros fenômenos meteorológicos que resolveram visitar nossa região nos próximos três dias. A consequência disso, segundo a MetSul Meteorologia, é uma variação entre chuva, calor, temperaturas baixas para época do ano e até nevoeiros. A variação no termômetros também é grande, podendo ir de 14 a 32 graus.
Uma boa notícia para o início da próxima semana é que aquele calor com sensação de abafamento, por causa da umidade, que ocorreu esta semana, não deve se repetir. A tendência é que as temperaturas permaneçam elevadas, mas com clima mais seco e mais tolerável. O fluxo de ar úmido vindo diretamente da Amazônia, que trouxe forte abafamento e pancadas de chuva de verão, é trocado neste fim de semana pelo calor mais seco.
PREVISÃO DO TEMPO
HOJE - Ar mais ameno passa a influenciar o clima na região. A frente fria se afasta gradualmente, mas ainda se espera maior nebulosidade e possibilidade de períodos de chuva e garoa. O sol, contudo, deve aparecer no decorrer do dia. As temperaturas devem ficar entre 19 e 29 graus.
AMANHÃ - O sol predomina com o domínio de uma massa de ar mais seco e frio. A temperatura estará amena na madrugada, com temperaturas entre 16 e 20 graus. Pode ocorrer nevoeiro isolado ao amanhecer na região. Durante a tarde, com o sol forte e o ar seco, a temperatura sobe rapidamente e as máximas podem chegar aos 30 graus, com sensação muito agradável.
DOMINGO - Mais um dia com previsão de sol, mas persiste a chance de nevoeiro isolado na região, entre a madrugada e o começo da manhã, especialmente em função do maior resfriamento com céu claro e maior perda radioativa. Faz até frio para esta época do ano na madrugada com mínimas de até 14 graus. À tarde o calor aumenta e as máximas alcançam entre 30 e 32.
Fonte: MetSul Meteorologia
Comitesinos
O balanço do acordo entre arrozeiros e companhias de abastecimento pelo uso da água na Bacia do Sinos e estudos sobre alternativas para aumentar a disponibilidade de água na região, estiveram na pauta do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), na tarde de ontem, na Unisinos. O encontro também debateu as perspectivas para continuidade do processo de elaboração do Plano de Bacia da região (Plano Sinos). Segundo o presidente do Comitesinos, Sílvio Klein, a entidade tem lutado pelo cumprimento do acordo que determina a interrupção na captação de água para irrigação de lavouras de arroz sempre que o Rio dos Sinos chega a níveis críticos para o abastecimento urbano.