Oriente Médio - 03/07/2012 11h15
Atualizado em 03/07/2012 11h20

Opositores sírios esperam conseguir postura unificada após reunião no Cairo

Ministros das Relações Exteriores árabes analisam um documento de acordo nacional com projeto de transição após a queda do regime


COMPARTILHE:

Da Redação

Foto: Agência EFE
Um dos pontos de conflito para a oposição é a proposta apresentada de formar um governo transitório que inclua figuras do regime
Um dos pontos de conflito para a oposição é a proposta apresentada de formar um governo transitório que inclua figuras do regime

Egito  - Representantes dos grupos opositores sírios dentro e fora do país árabe, que estão reunidos no Cairo, no Egito, demonstraram otimismo com os resultados do encontro e esperam alcançar uma postura unificada nesta terça-feira.

"Espero que no final seja encontrado um consenso com uma visão clara", disse Ahmed Ramadan, dirigente do principal grupo opositor no exílio, o Conselho Nacional Sírio (CNS).

Os principais grupos da oposição síria estão reunidos na capital egípcia, com a coordenação da Liga Árabe, para tentar unificar suas posições. O encontro, que começou nessa segunda-feira, será encerrado hoje.

O ativista disse que o objetivo da reunião é mostrar que é possível adotar um plano para derrubar o regime de Bashar al Assad. Além disso, Ramadan afirmou que os opositores buscam o apoio da comunidade internacional, do Exército Livre Sírio (ELS) e das forças revolucionárias dentro do país.

Ontem, o ELS disse por meio de um comunicado que o encontro é uma conspiração pois pretende salvar o regime e demonstrar que a oposição não pode ser uma alternativa.

Khalaf Dahud, porta-voz do Conselho de Coordenação Nacional (CCN), organização que representa a oposição interna, disse que há possibilidade de se chegar a um acordo.

"Qualquer grupo que se desvincule agora vai se isolar do processo da revolução", opinou Dahud, que explicou que a conferência se centrou na etapa da transição após a queda do regime, mas não detalhou os mecanismos para derrubar o atual governo.

Em relação à postura do ELS, Dahud disse que o ponto de vista dos grupos armados será levado em consideração, mas no final será a voz política que decidirá o futuro da Síria.

No encontro, realizado num hotel nos arredores da capital, mais de duzentos opositores de dentro e fora da Síria, na presença de vários ministros das Relações Exteriores árabes, analisam um documento de acordo nacional que adote um projeto de transição após a queda do regime.

Este plano inclui pontos como a separação entre religião e Estado, alternância do poder, igualdade de direitos para todos os cidadãos e liberdades públicas.

Um dos pontos de conflito para a oposição é a proposta apresentada pelo Grupo de Ação para a Síria de formar um governo transitório que inclua figuras do regime e a oposição.

Enquanto o CNS rejeita essa iniciativa, o Conselho de Coordenação Nacional (CCN) impõe como condição que os membros do regime que formem o governo não tenham cometido crimes de guerra.

Tags/ palavras-chave:
crime , trânsito , governo , comunidade , União , política , Lua , igualdade , Egito





DE
* Nome
* E-mail
* Comentário
Caracteres restantes: 300
PARA
* Nome
* E-mail

segurança
Digite o código

Não consegue ler a imagem?
Clique nela para gerar outra.


* campos de preenchimento obrigatório.
Obrigado, seu comentário foi confirmado com sucesso.
Aguarde, que em breve, após moderação seu comentário será liberado.
Publicidade