sexta-feira,
30 de julho de 2010
  São Leopoldo
Chove e esfria
 
MÁX: 21º
MIN: 11º
Twitter
Últimas
Cidades / Região
Ensino
Geral
Meio Ambiente
Mercado
Polícia
Tecnologia
E TAMBÉM
Gourmet
Turismo
Decoração
Viver com Saúde
Motores
Tecno
Esportes
Principal
Últimas Notícias
Regional
Estadual
Nacional
Internacional
Corneteia, torcedor!
  Notícias /Geral
Saúde | quinta-feira, 11 de março de 2010 - 15h07
Rio Grande declara alerta epidemiológico de Hepatite A
Ao primeiro sinal dos sintomas, pacientes devem procurar serviço de saúde.
Raquel Reckziegel / Da Redação
Comente esta notícia | Letra 
Rio Grande - O município de Rio Grande decretou alerta de Hepatite A nesta quinta-feira. De novembro a fevereiro foram registrados 78 casos, 60 deles confirmados.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o surto é localizado. A Vigilância Sanitária do Estado suspeita de algum reservatório na cidade que possa estar contaminado.

Segundo a Secretária de Saúde da cidade, Zelionara Pereira Branco, o número de casos começou a aumentar gradualmente em novembro do ano passado.

"Tínhamos uma média de dois casos por mês. De repente, o número passou a ser superior a 20", contou a secretária. "Nossa intenção é dar esse alerta epidemiológico para que a população tome as providências preventivas, para evitar a disseminação da doença", ressaltou.

Já são 60 casos confirmados na cidade, e o maior número de pacientes são crianças e adolescentes. A doença atinge o fígado e é transmitida via fecal-oral, ou seja, quando as fezes do paciente contaminam a água de consumo e alimentos.

"Se a pessoa já sentir náuseas, tiver vômito e sentir dores abdominais, deve procurar imediatamente o serviço de saúde e evitar compartilhar objetos de uso pessoal", alertou Zelionara.


Confira os sintomas da doença:

- Diarréia
- Náusea
- Vômito
- Dor abdominal
- Fezes esbranquiçadas
- Urina escura
- Pele amarelada


Medidas de prevenção:

- Lavagem das mãos, principalmente após utilizar o vaso sanitário
- Lavagem e desinfecção com cloro de frutas, legumes e alimentos crus em geral
- Lavagem adequada dos utensílios domésticos




Tags/ palavras-chave:Estado, saúde, consumo, água, adolescentes, alerta
ComenteComente ImprimirImprimir Enviar por e-mailEnviar por e-mail RSSRSS
   
RSS - Notícias
Siga o JornalVS no Twitter
Publicidade
Sites: Grupo Sinos | Jornal NH | Diário de Canoas | ABC Domingo | Jornal de Gramado | ABC Classificados | Rádio ABC 900 AM | Ziptop | BahDigital | exclusivo
Jornal VS/Serviços: Assine | prove e aprove | Programa de Fidelidade Ganhe Mais | Fale Conosco | RSS | PROMOÇÕES
© 2010 Grupo Sinos
Todos os direitos reservados. All rights reserved.