sexta-feira,
3 de setembro de 2010
  São Leopoldo
Instável
 
MÁX: 21º
MIN: 16º
Twitter
Últimas
Cidades / Região
Ensino
Geral
Meio Ambiente
Mercado
Polícia
Tecnologia
E TAMBÉM
Gourmet
Turismo
Decoração
Viver com Saúde
Motores
Tecno
Esportes
Principal
Últimas Notícias
Regional
Estadual
Nacional
Internacional
Corneteia, torcedor!
  Notícias /Geral
País | terça-feira, 6 de abril de 2010 - 09h01
Indústria brasileira de jogos eletrônicos retoma crescimento após crise
O Programa Nacional de Software para Exportação coleta dados para traçar retrato do setor no Brasil.
Agência Brasil
Comente esta notícia | Letra 
Brasília - O vice-presidente de Relações Públicas da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), André Penha, disse, nesta terça, que a indústria de games, por sua característica exportadora, foi muito prejudicada pela crise financeira internacional. "Os estúdios brasileiros tiveram dificuldades para vender fora do país. O setor foi muito prejudicado pela crise e agora está retomando", afirmou Penha. Por conta da crise mundial, o setor não registrou crescimento em 2009 em relação ao ano anterior.

Em 2008, houve expansão de 31% na área de software (programas de computador) e 8% na parte de hardware (parte física do computador e seus periféricos). "Algumas empresas abriram, outras fecharam outras, infelizmente. Mas, na média, o número se manteve". Em 2008, 42 empresas eram filiadas à Abragames. A participação do Brasil no mercado mundial de jogos eletrônicos ainda é pequena, 0,2% do total. Internamente, o setor enfrenta a concorrência dos produtos pirateados.

"Quando a gente conseguir eliminar o produto falsificado ou deixá-lo inviável tecnologicamente, muda de patamar". Segundo Penha, o principal esforço para o crescimento do setor é fortalecer o mercado interno. Ele disse que, sem isso, é difícil "engatinhar para depois aprender a andar e correr". "A gente está crescendo com os passos invertidos. Toda indústria cresce em desenvolvimento de tecnologia, vendendo no mercado interno e depois exportando. A indústria de jogos fez os passos um e três e pulou o dois. Isso não é o mais saudável e dificulta bastante o crescimento da indústria local".

Penha acredita que algumas ações empreendidas com apoio do governo federal devem contribuir para melhorar os números do setor, a médio e longo prazos. Uma dessas ações é o BRGames, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, destinado a fomentar o desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos, sua participação no exterior e a criação de mercado doméstico. Metade da produção nacional de jogos eletrônicos é exportada, principalmente para os Estados Unidos e a União Europeia.

No fim deste ano, realiza-se no Rio de Janeiro o Brasil Game Show. Atualmente, existem no país cerca de 40 milhões de usuários desses jogos nas mais diversas plataformas. De acordo com os organizadores do evento, o mercado mundial de jogos eletrônicos está em expansão e a perspectiva de faturamento em 2013 é de US$ 73,5 bilhões.

Tags/ palavras-chave:indústria, governo, União, crise, tecnologia, Estados Unidos, Brasil, programa
ComenteComente ImprimirImprimir Enviar por e-mailEnviar por e-mail RSSRSS
Links patrocinados
Rua Confraternização, 307 - Pátria Nova/NH
(51) 3035-7779 / 9634-7329
Padaria e Confeitaria
Deguste esta tentação!
COMP/AUT/8AB/ABS/TETO/P.AUT
AR DIG/RODAS/COURO/CD/IPVA PG
   
RSS - Notícias
Siga o JornalVS no Twitter
Publicidade
Sites: Grupo Sinos | Jornal NH | Diário de Canoas | ABC Domingo | Jornal de Gramado | ABC Classificados | Rádio ABC 900 AM | Ziptop | BahDigital | exclusivo
Jornal VS/Serviços: Assine | prove e aprove | Programa de Fidelidade Ganhe Mais | Fale Conosco | RSS | PROMOÇÕES
© 2010 Grupo Sinos
Todos os direitos reservados. All rights reserved.