Trânsito - 10/03/2010 07h25
Atualizado em 10/04/2011 22h29

Concluída remoção de famílias da Mauá para a Vila Brás em SL

Até o final do mês de março começa a instalação dos trilhos na elevada do trecho 1.


COMPARTILHE: Indique Orkut

Da Redação

Foto: Da Redação
Concluída remoção de famílias da Mauá para a Vila Brás em SL
Concluída remoção de famílias da Mauá para a Vila Brás em SL

São Leopoldo  - Na travessa da Avenida Mauá, onde está sendo construída a Estação Rio dos Sinos, não há mais vestígios de residências e um tapume cerca a obra, cobrindo toda a rua. De acordo com o assessor de assuntos comunitários da Trensurb, Edson Ferreira dos Santos, 92 famílias já foram retiradas do local e levadas para o loteamento Brás 3, na Vila Brás, bairro Santos Dumont. Restam apenas sete famílias, que sairão do local ainda esta semana, se o tempo ajudar.

Enquanto as famílias deixam Mauá, as obras de extensão do trem até Novo Hamburgo não param. Uma parte dos trilhos que serão colocados na elevada já está armazenada no bairro Santos Dumont, no limite com Novo Hamburgo.
‘‘Esta semana fechamos 99 remoções. O loteamento teria cem casas, mas uma casa térrea ocupou mais espaço pois teve que ser adaptada para uma família que tem, ao mesmo tempo, comércio e uma pessoa deficiente’’, esclarece Santos. Segundo ele, o processo de remoção foi tranquilo e contou com o apoio da Associação de Moradores da Brás. Além disso, pessoas da própria vila foram contratadas para ajudar nas mudanças. A transferência das famílias foi feita pelo Consórcio Nova Via e Trensurb.

As demais cerca de 500 famílias que serão retiradas da Vila dos Tocos para a continuidade de outros trechos da obra do trem serão levadas para o Loteamento Padre Orestes (Chácara dos Leões), no Santos Dumont, em fase de construção. Segundo Ângelo Rostirola, da Diretoria de Produção da Secretaria Municipal da Habitação (Semhab), a licitação para a construção de 580 unidades - sendo 480 sobrados, 60 casas térreas e 40 módulos comerciais - no loteamento, já está em andamento, mas apenas uma empresa fez visita técnica à obra. Esta etapa do reassentamento é de responsabilidade da Prefeitura de São Leopoldo. O edital de concorrência para outros dois prédios, a nova sede da Associação Meninos e Meninas de Progresso e um Centro Comunitário, deve ser publicado esta semana.

Estação - Nem a chuva que caiu durante todo o dia de ontem espantou os trabalhadores da obra de extensão do trensurb. Tanto na Estação Rio dos Sinos, quanto na Liberdade, o trabalho continuou para agilizar a elevada, que deve começar a receber os primeiros trilhos até o final do mês, segundo previsão dos engenheiros do Consórcio Nova Via. O prazo para conclusão das duas estações é setembro de 2010.

O engenheiro Wenceslau Adolpho, do Consórcio Nova Via, apresenta os trilhos que vieram da Espanha e aguardam a instalação sob a elevada. Adolpho diz que o restante será transportado de Porto Alegre para o Município pela linha férrea, no período da noite. O início da colocação deve ocorrer pelo trecho 1 da obra, situado entre a Estação São Leopoldo e o Rio dos Sinos, onde as duas pontes - ferroviária e rodoviária - ficarão prontas entre maio e junho deste ano.

Foto: Tiago da Rosa/GES







0 Comentários
Email:

Comentário
Caracteres restantes:
Concordo com os termos de uso.
Fechar termo
segurança

Não consegue ler a imagem? Clique nela para gerar outra.
Digite o código ao lado
* todos os campos são obrigatórios.
DE
* Nome
* E-mail
* Comentário
Caracteres restantes: 300
PARA
* Nome
* E-mail
segurança
Digite o código ao lado
* campos de preenchimento obrigatório.
Obrigado, seu comentário foi confirmado com sucesso.
Aguarde, que em breve, após moderação seu comentário será liberado.

Publicidade