

Canoas - Já completou mais de um dia a situação com refém em Canoas, em que um vigilante ameaça sua ex-esposa de morte. Familiares, amigos, uma advogada e dois homens da BM negociam diretamente com Rodrigo Leandro Luz, de 30 anos, que mantém sua ex-esposa, Josiane Pontes, de 29, como refém na casa dela, no bairro Guajuviras.
As negociações ocorrem através de uma janela, com cortinas fechadas. Já foram chamados para o local dois primos e uma amiga íntima de Luz, além de sua psiquiatra, de acordo com o major Eduardo Amorim. Para a amiga, referida pelo primeiro nome, Beth, ele disse que seu objetivo era matar a ex-esposa e que teria uma pistola calibre 38 engatilhada e apontada para o peito da mulher. Devido à pequena visibilidade, não se sabe em que cômodo da casa os dois se encontram.
A psiquiatra
No início da tarde, o vigilante conversou durante 23 minutos com sua psiquiatra, que está no local do cerco ajudando nas negociações. Segundo vizinhos, Luz seria um homem muito ciumento e não aceitaria o rompimento de sua relação com Josiane, de quem está separado há três meses. A polícia chamou uma advogada de defesa para dar mais segurança à rendição do vigilante, que está muito transtornado. A casa continua com abastecimento de água e energia elétrica.
Os filhos
O ex-marido de Josiane liberou pela manhã os dois filhos, uma menina de 7 anos e um menino de 11, mas ainda tem em suas mãos a ex-esposa. De acordo com o subcomandante da Brigada Militar (BM), coronel Jones Calixtrato Barreto dos Santos, Luz apresenta quadro depressivo, está muito desequilibrado emocionalmente: ora diz que vai se entregar e ora afirma que matará sua refém e se matará em seguida.
O quarteirão isolado
Na residência vizinha, encontram-se pai e filhos da vítima. A mãe e o compadre do vigilante também tentam auxiliar o Gate. A movimentação da imprensa é constante, mas o quarteirão onde se concentra o cárcere privado está isolado. A população local se aproxima o quanto pode - muitos se dizendo preocupados com a situação.
Com informações das repórteres Cláudia Boff e Lílian Patrícia, do Diário de Canoas
Foto: Vinícius Carvalho/GES
|
eduardo antunes
Novo Hamburgo, 16/02/2010 às 00:09
A justiça precisa coroar com exito o trabalho da polícia, pois caso contrário dara chance a esse (...)de consumar o que hoje se conseguiu evitar. Vide exemplo da cabeleireira executada a dias atras pelo ex marido.
|
|
eduardo antunes
Novo Hamburgo, 15/02/2010 às 23:59
Todo trabalho exitoso da polícia gaúcha deve ser elogiado, pois acompanhei alguns momentos junto a familiares e policiais, credite-se a eles duas vidas salvas, amigos e familiares agradecem.
|
|
Édison
Novo Hamburgo, 14/02/2010 às 09:31
Resolução ou solução? Prezado internauta: neste caso, o correto é solução. Obrigado pelo contato, a correção foi feita.
|
|
Diego
Porto Alegre, 14/02/2010 às 08:53
Comentário bloqueado por não estar de acordo com as regras do site.
|