Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 05/10/2015 - 13h11
Última atualização em 05/10/2015 - 15h19

EUA e 11 países chegam a acordo histórico sobre comércio no Pacífico

O Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP) envolve 40% da economia mundial

Agência AFP

Estados Unidos - Doze países do Pacífico, incluindo Chile, México e Peru, chegaram nesta segunda-feira (5) a um acordo para criar a maior zona de livre comércio do mundo, informou uma fonte americana. O Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP) envolve 40% da economia mundial e foi confirmado em Tóquio pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. "Me informou o ministro (da Economia) Akira Amari que as negociações do TPP chegaram a um amplo acordo", disse Abe em Tóquio ao canal HNK.

Os países do TPP são Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos (EUA) e Vietnã.

O presidente dos EUA, Barack Obama, celebrou o acordo para criar a zona de livre comércio do Pacífico e disse que ele beneficiará empresas e trabalhadores de seu país. Com o Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP) entre 12 países "podemos ajudar nossas empresas a vender mais produtos e serviços no mundo", disse Obama, que havia feito deste tema uma prioridade de seu segundo mandato.

Publicidade