Publicidade
Acompanhe:
Notícias | País Nova baixa

Vendas do comércio começam 2016 com baixa de 1,5%

Segundo IBGE, houve recuo de 10,3% em relação a janeiro do ano passado

Por Agência O Globo
Última atualização: 10.03.2016 às 10:24
Foto: GES/Arquivo
Novo recuo nas vendas no varejo mantém preocupação dos comerciantes
As vendas do comércio abriram 2016 em baixa de 1,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE. Já volume de vendas caiu 10,3% em comparação com janeiro do ano passado. Foi a décima vez seguida em que houve variação negativa. Em 12 meses, o volume de vendas acumula queda de 5,2% - a perda mais intensa da série histórica, iniciada em 2001, mantendo a trajetória de baixa que começou em julho de 2014 (4,3%).

Já a receita das vendas do comércio ficou positiva em todas as comparações. De dezembro para janeiro houve leve aumento de 0,1%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 1%, enquanto no acumulado em 12 meses, o crescimento foi de 2,8%.

O volume de vendas do chamado varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, encolheu 1,6% na passagem de dezembro para janeiro. A receita nominal caiu 0,7%. Frente ao mesmo mês do ano, as vendas caíram 13,3%, enquanto a receita cresceu 4,7%. No acumulado dos últimos doze meses, as perdas foram de -9,3% e -2,3%, respectivamente.

Em 2015, após 11 anos de crescimento ininterrupto, as vendas do varejo fecharam com uma queda de 4,3% - a pior da série iniciada em 2001 e o primeiro recuo desde 2003, quando o volume de vendas encolheu 3,7%. No acumulado em 12 meses, a taxa foi a mais baixa desde novembro de 2003 (-4,6%).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.