Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região

Novena da padroeira encerra com missa e procissão luminosa hoje em Sapucaia

Em São Leopoldo a celebração será presidida pelo Bispo Dom Zeno Hastenteufel

Por Renata Strapazzon
Última atualização: 08.12.2016 às 08:28
Arquivo/GES
Cinco mil velas serão distribuídas entre os fiéis para a procissão luminosa
O dia de Nossa Senhora da Conceição, celebrado hoje (8), será de intensa programação religiosa em Sapucaia do Sul e São Leopoldo, municípios que têm a santa como padroeira. A data marca o encerramento das novenas feitas em honra à mãe de Jesus Cristo nas duas cidades. Desde o último dia 29 de novembro, as celebrações, realizadas nas igrejas que levam o nome de Nossa Senhora da Conceição, têm atraído centenas de fiéis.
No decorrer da novena, as missas foram ministradas por párocos diferentes e com bênçãos especiais para jovens, idosos, casais, crianças, famílias e residentes de comunidades terapêuticas. Em Sapucaia do Sul, a data hoje marca ainda uma das celebrações mais esperadas pelos devotos de Nossa Senhora na região. Após a missa campal, com início às 19 horas, ocorre a procissão luminosa pelas ruas do Centro.
Segundo o pároco Adilson Kuntzler, 5 mil velas serão distribuídas entre os participantes da missa. A caminhada luminosa deverá começar às 20h15 e terminará com a coroação da santa, em frente a igreja. “Dia 8 é dia de preceito de missa, um dia santificado. Para nós ainda mais. Mesmo que o comércio trabalhe, temos missa também às 9 da manhã. Mas grande momento é a noite”, ressalta o padre Adilson. Na cidade, a novena neste ano teve como tema santa missa.
“Queremos neste ano fazer uma meditação sobre o valor da missa. Sobre o sacrifício redentor e eucarístico da celebração. Aplicar cada parte da missa a nossa vida cotidiana: o louvor, o momento de pedir perdão, a oferta, a partilha das coisas. A missa é o momento celebrativo de gratidão, de agradecer, de adorar a Deus. Ela precisa ser vivenciada com alegria. Não pode ser uma tradição, nem obrigação”,diz o padre. Em São Leopoldo, a celebração eucarística terá início às 18 horas e contará com uma bênção especial direcionada às famílias. A missa será presidida pelo bispo da Diocese de Novo Hamburgo Dom Zeno Hastenteufel.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.