Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Rio Grande do Sul Corrupção

Prefeito de São Nicolau é preso por desvio de verba pública para benefício da família

Benone de Oliveira Dias é suspeito de chefiar organização criminosa que lesou o município em mais de R$ 370 mil

Última atualização: 22.12.2016 às 12:11
Prefeitura de São Nicolau/ Divulgação
Benone de Oliveira Dias (PMDB)
O prefeito de São Nicolau, cidade que fica na região das Missões, foi preso, na manhã desta quinta-feira (22), suspeito de desviar mais de 370 mil reais dos cofres públicos. Benone de Oliveira Dias (PMDB), de acordo com o Ministério Público, seria o chefe de uma organização criminosa que desviava sistematicamente dinheiro municipal em benefício próprio e de um dos filhos.
Até o momento, a Procuradoria de Prefeitos e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) confirmou o desvio de R$ 370 mil, mas investiga a apropriação de outros 600 mil reais que passaram pela conta de Dias.
Segundo a investigação, o esquema funcionava através da emissão de cheques ao portador mediante endosso, cujos valores eram sacados por servidores associados ao grupo direto do caixa, com a falsa justificativa de que o dinheiro era para o pagamento de credores. No entanto, os valores, em espécie, eram entregues diretamente ao prefeito. Para tentar burlar a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, o prefeito falsificava recibos de pagamento. 
Dias foi reeleito para prefeito de São Nicolau em 2012. A cidade tem pouco mais de 5,7 mil habitantes, conforme o último Censo. 
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.