Rio dos Sinos, em Lomba Grande
Veja como as cidades da região estão se articulando para a data
Portão - Amanhã o núcleo local do Projeto Dourado/Comitesinos e o Coletivo Educador Ambiental da cidade promovem uma saída de campo no Arroio Portão, com estudantes do 9º ano da Escola Municipal Visconde de Mauá. Será a partir das 9 horas, com capacitação e preparação de uma trilha ecológica. Paralelamente, Estância Velha terá uma atividade na Praça 1º de Maio, com a participação de estudantes do Projeto Dourado e pessoal do Centro Municipal de Educação Ambiental Estação Ecologia.
Taquara - Também nesta sexta, a movimentação fica por conta do projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água. Haverá uma solenidade a partir das 9h30, no Balneário João Martins Nunes (RS-020). No mesmo dia haverá ainda a movimentação em Santo Antônio da Patrulha, na Escola Municipal Hilda Lopes da Luz, na localidade de Canto dos Guilherme a partir das 14 horas.
Igrejinha - A movimentação será com caminhadas ecológicas, nos dias 4 (a partir das 13h45) e 5 de abril (8h30). A promoção é do Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK) e a movimentação vai junto ao Rio Paranhana, com cartazes, banners, faixas e bandeiras.
Sapucaia do Sul - A programação começa na segunda, pela Semana da Água. Escolas municipais farão visitas orientadas ao Sítio dos Anjos, à Reserva Particular do Morro Sapucaia e à Estação Ecológica do Parque Pesqueiro. A ideia é provocar discussões sobre problemas como ocupação desordenada e em áreas de preservação, retirada da mata ciliar e outros.
Em cada município, as programações envolvem as prefeituras e outros parceiros locais, como Emater e ONGs.
O Comitesinos
Rio dos Sinos
Como todos os comitês de bacia que vieram depois, o Comitesinos é um colegiado instituído por lei, dentro do Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. A entidade tem poder deliberativo e é a base da gestão da água na região. Sua plenária é composta por três grupos. Um deles é o de Representantes dos Usuários da Água, com entidades ligadas às categorias Abastecimento Público, Categoria Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos, Drenagem, Geração de Energia, Mineração, Lazer e Turimo, Indústria e a categoria Produção Rural.
O outro grupo é o de Representantes da População, que integra câmaras de vereadores da região e a Assembléia Legislativa do Estado. Também estão nesse grupo as Associações Comunitárias, as Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, ONGs Ambientalistas, secretarias de governo e Organizações Sindicais e Clubes de Serviços.
Por último, está o grupo de Representantes do Governo do Estado, onde estão secretarias de governo e órgãos relacionados.
Em toda sua história, o Comitesinos teve uma forte característica de mobilização social, que pode ser conferida na amplitude do trabalho de educação ambiental realizado na região e na mobilização em torno de projetos como o Dourado, Monalisa e VerdeSinos, além do próprio processo que resultou na elaboração do Plano de Bacia - aprovado em 2014 – e, mais recentemente, no mapeamento das áreas de inundação da região.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
O motivo é a necessidade de preservação, já que apenas cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
No dia da oficialização da data para reflexão, a ONU também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Cujo texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.