Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 12/01/2015 - 14h44
Última atualização em 12/01/2015 - 14h45

Time de Futebol Americano de São Leopoldo se prepara para Campeonato Gaúcho

Mustangs FA foi criado há dois anos, e em março encara a primeira competição oficial

José Nunes - jose.nunes@gruposinos.com.br

Foto: Matheus Beck/GES-Especial
São Leopoldo
- Primeira equipe de futebol americano do Vale do Sinos, o Mustangs FA, de São Leopoldo, corre contra o tempo para estar apto a marcar o primeiro touchdown numa competição oficial. Uma das sete inscritas para participar do campeonato gaúcho, a equipe leopoldense tem até quinta-feira para apresentar junto à Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) o campo onde mandará os seus jogos na competição que inicia no dia 1.º de março. O clube criado há dois anos iniciou a preparação na sexta-feira com um “training camp”, reunindo 42 atletas durante o final de semana.

Bastante otimista, o presidente e atleta do clube Jackson Drago espera definir o local nos próximos dias. “Temos algumas tratativas já bastante avançadas”, adianta. Um dos possíveis locais seria o campo do Nacional, mas ele não descarta que a equipe mande seus jogos fora de São Leopoldo e nesse sentido também trabalha com a hipótese do campo do Flor da Rosa, em Estância Velha, que já é utilizado para seus treinos.

Por ser um esporte ainda pouco difundindo, ele destaca que tem encontrado algumas dificuldades, em especial quando relata a necessidade de marcação do gramado para as partidas oficiais. “É como buscar a marcação de um touchdown, as dificuldades são imensas, em especial se formos comparar com o futebol amador”, exemplifica Drago. Se mostrando focado na busca por um local, ele destaca que está aberto a propostas de outros clubes no sentido de fazer uma parceria para a realização dos jogos no Município.

Preparação técnica
 
Se depender da preparação, os atletas do Mustangs FA mostram que estão dispostos a fazer uma bela participação no campeonato gaúcho. No último final de semana eles participaram de um “training camp”, onde os atletas ficaram concentrados desde a sexta-feira à noite no Parque de Recreação do Trabalhador (PRT), no bairro Vicentina, em São Leopoldo. Ao todo, 42 atletas compareceram para as atividades que reuniram aspectos teóricos e práticos. “Foi um bom começo de pré-temporada, só temos de agradecer à coordenação do parque por nos disponibilizar o local”, destaca Jackson Drago.

Treinos todas as quintas-feiras
 
A partir de agora o grupo volta à rotina de treinamentos até o início da competição estadual. Nas quintas-feiras à noite o grupo se encontra no estádio do Flor da Rosa, em Estância Velha, e aos sábados os treinos ocorrem no complexo esportivo da Unisinos. “Vamos fazer de tudo para representar bem a nossa região e, quem sabe, buscar uma vaga para participar do nacional”, diz o presidente.

Estreante
 
Ao lado do Redskulls da Restinga de Porto Alegre, o Mustangs FA será estreante na competição no modelo “full pad” (o jogo com equipamentos). Até o ano passado, estava atuando em torneios na modalidade “no pad” (sem equipamentos). Em curto prazo, o time já pretende também encarar uma competição nacional.

Publicidade