Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 22/07/2015 - 10h39
Última atualização em 22/07/2015 - 10h42

Festa da imigração alemã começa pelo paladar em São Leopoldo

Feira, no Centro de Eventos, ocorre de 24 a 26 de julho.

Dayane Mascitti - empresasvs@gruposinos.com.br

Foto: Dayane Mascitti/GES-Especial
São Leopoldo – A diversidade dos pratos típicos germânicos marcará a Feira da Imigração Alemã que movimentará a cidade de São Leopoldo nessa semana. A festividade vai iniciar na sexta-feira (24) e seguirá até domingo (26) no Centro de Eventos. Além do evento, as tradicionais casinhas em estilo enxaimel, símbolos da cultura alemã, estão dando um colorido a mais na Rua Independência, no Centro.
 
A agente administrativa, Sonia Teresinha da Silva, 58, aprovou os quitutes que são oferecidos nas barracas. “Os lanches caseiros daqui são deliciosos. Sem contar que essas casinhas resgatam a cultura germânica”, comentou. Na barraca da confeiteira Caroline Mallo Bastos, 32, são encontrados pães caseiros recheados com calabresa e linguiça. “Faço parte do grupo Mão na Massa da Economia Solidária de São Leopoldo. Fico feliz quando o público aprova nossas receitas”, declarou. Com a mesma motivação, a confeiteira Eva Ilha da Silva, 47, estava divulgando seus dotes culinários. “Faço parte do grupo Um só coração da Economia Solidária de São Leopoldo desde 2009. Todo ano divulgo meus produtos e receitas na Rua Independência”, ressaltou. O vendedor Dimitri Brlitenbach, 28, aprovou a barraca de Eva. “Aproveito os intervalos do trabalho para comprar meus lanches. Essa iniciativa deveria permanecer o ano inteiro na cidade”.

Resgate da cultura alemã
A Feira da Imigração Alemã será organizada pela República das Cervejas e pela Trupe dos Chefs, em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, no Centro de Eventos ( Avenida São Borja, 1860, bairro São Borja). Na sexta-feira (24), a feira ocorrerá das 17 às 22 horas, no sábado (25) das 10 às 22 horas e no domingo (26) das 10 às 18 horas. A entrada é franca e a média de preços dos pratos será de R$ 10 a R$ 20.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Leopoldo (Sedetec), Mario Rosito, destacou que a Prefeitura está fornecendo apenas a estrutura para a realização do evento. “Essa foi a maneira que encontramos de celebrar a imigração alemã sem precisar utilizar recursos financeiros do Município. A imigração  é celebrada todo ano no dia 25 de julho no Município e por isso não poderíamos deixar de participar dessa iniciativa”, comentou Rosito.

Publicidade