Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 02/10/2015 - 12h52
Última atualização em 02/10/2015 - 14h28

Revitalização da Praça Amadeo Rossi será inaugurada neste sábado

Em caso de chuva, o evento será transferido para uma nova data, ainda indefinida

Renata Strapazzon - renata.strapazzon@gruposinos.com.br

Foto: Ivan de Andrade/GES
São Leopoldo - Pouco mais de quatro meses após o início das obras de revitalização, a Praça Amadeo Rossi, no Centro de São Leopoldo, será entregue neste sábado (3) à comunidade. A cerimônia, com a presença de autoridades, está marcada para as 11 horas. Em caso de chuva, o evento será transferido para uma nova data, ainda indefinida.
 
A praça, tradicional ponto de encontro e palco de manifestações artísticas e culturais na cidade, passou por melhorias desde o último dia 25 de maio. Por meio de uma parceria do poder público com a iniciativa privada o espaço recebeu novos brinquedos, separados por faixa etária e adaptados para crianças com deficiência, além de academia ao ar livre, bebedouro, chimarródromo, mais iluminação e inovação no desenho e paisagismo. Além disso, os espaços destinados a crianças de 1 a 5 anos foram revestidos com grama sintética, respeitando as recomendações contidas nos mais modernos manuais de arquitetura.

Conforme o secretário municipal de Obras, Sandro Cassel, o investimento da iniciativa privada nas melhorias foi em torno de R$180 mil. Segundo ele, o prazo inicial estimado para a entrega da obra, que era entre 30 e 45 dias, foi prejudicado em função das chuvas. Agora, de acordo com o secretário melhorias deverão ocorrer na Praça Daltro Filho, a Pracinha dos Brinquedos. “Também numa parceria público-privada vamos revitalizar a praça dos brinquedos com melhorias nestes padrões que foram feitos na Amadeo Rossi. Pretendemos começar pela instalação da academia ao ar livre”, pontua. “Aqui (na Amadeo Rossi) estamos entregando para a comunidade uma praça modelo, baseada num grande projeto de convivência urbana que vai oferecer um belo espaço de lazer a todos”, diz Cassel.

Vandalismo é o problema

No início de setembro, quatro dias após serem instalados, os novos brinquedos da Praça Amadeo Rossi foram alvo de pichadores. Para o prefeito Anibal Moacir da Silva, a conscientização dos usuários é um dos principais pontos a ser discutido para a conservação do local. “A praça é da comunidade. Desde o início da nossa gestão queríamos fazer com que as pessoas usassem mais estes espaços públicos. Acredito que com todas estas melhorias vai ser um sucesso a visitação nesta praça. No entanto, precisamos contar com a colaboração de todos na limpeza e manutenção do local”, diz. Conforme Moa, a ideia inicial era disponibilizar banheiros químicos permanentes na praça. “Para evitarmos danos provocados por vândalos nos banheiros resolvemos instalá-los somente nos finais de semana”, explica.

Comunidade aprova 
Na quinta-feira (1) à tarde, enquanto prefeito e secretários acompanhavam os últimos retoques antes da inauguração, moradores da região já aproveitavam as novidades no local. Com o pequeno Benício, 3, que aproveitou bem os novos brinquedos, a educadora física Tanira Minghelli Thomas, 46 aprovou as melhorias. “Se antes já vínhamos bastante aqui, imagina agora. A praça ficou ainda mais linda. A cidade estava precisando de um espaço assim”, diz. A secretária Aline Forneck, 19, também se diz frequentadora assídua da praça, junto da filha, Isadora, 2. “Ficou bem bonita mesmo. Adorei”, comenta.  

Publicidade