Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Turismo Atrações na Serra

Celebrando as tradições

Festa da Colônia enaltece cultura do interior com música, dança e gastronomia

Por Letícia Rossa
Última atualização: 24.04.2016 às 21:55
Recordar o passado para valorizar o presente, unir etnias para reafirmar identidades e levar ao protagonismo quem não deve ser esquecido – esta é a Festa da Colônia de Gramado, promovida com o propósito de reconhecer os três povos colonizadores da região: alemães, italianos e portugueses.
Até o dia 1 de maio, o complexo do Expogramado se transforma no palco deste desfile de tradições e costumes que ainda permeiam os fazeres destas etnias históricas. O local sedia esta grande amostra de habilidades e qualidades dos agricultores que dão vida à zona rural de Gramado – reconhecido nacionalmente como um dos polos turísticos do País. Por meio de sua culinária, músicas e memórias, estes povos exemplificam suas belezas, lutas e virtudes.
A programação gratuita inclui apresentações musicais e de danças folclóricas, exposição de produtos artesanais, contação de histórias, jogos rurais e gastronomia típica. A Festa da Colônia está aberta ao público nas quartas-feiras, das 11 às 22 horas; nas quintas, das 10 às 22 horas; nas sextas, das 10 às 23 horas; nos sábados, das 10 às 23 horas, e nos domingos, das 10 às 22 horas.
PARA SABOREAR - São quatro as opções para você conhecer os sabores da culinária destas três etnias: os restaurantes alemão e italiano, os bierplatz (com petiscos e chopp), o espaço de comércio de produtos desenvolvidos pelas agroindústrias familiares (sucos, geleias, embutidos, biscoitos, mel, queijos e salames) e os fornos que elaboram pães e cucas. Ou seja: há alternativas para você saborear especiarias alemãs, italianas e portuguesas ao longo de todo o dia, para toda a família, gostos e dos mais variados valores.
DESFILE DE CARRETAS - Ápice da programação do evento, o tradicional Desfile de Carretas acontece no próximo sábado, dia 30, a partir das 16 horas, na avenida Borges de Medeiros. A principal via de Gramado se transforma em uma passarela de cultura dos descendentes de alemães, italianos e portugueses. Aberto ao público, o desfile será integrado por 30 carretas de bois que traduzem, singularmente, a tradição dos produtores rurais de Gramado. Com roupas típicas, os colonos irão demonstrar seus instrumentos de trabalho e também seus produtos.
ESPETÁCULO ORIGENS - O Expogramado recebe na noite do sábado, dia 30, às 20h30, a última apresentação do espetáculo Origens que, por meio de uma peça teatral, revela ao público os principais aspectos dos colonizadores de Gramado. O show é gratuito e encenado com música e dança por atores locais.
A FESTA DOS ESPANTALHOS - A Avenida Borges de Medeiros, entre a rua Augusto Zatti e a Avenida das Hortênsias, traz uma novidade ao evento: a Festa dos Espantalhos. Ao longo deste trecho estão situados espantalhos enfeitados por empresas de Gramado que abusaram da criatividade para deixar as ruas no clima da colônia.
SHOW ITALIA CON TE - Grande clássico italiano interpretado na voz do tenor Evandro Martins. Trata-se de uma apresentação com os maiores hinos da música italiana, que incluem canções populares e óperas famosas. Está marcado para acontecer na quinta-feira, dia 28, às 20 horas, no Expogramado. A entrada é gratuita.
CASAL COPELLI - Expedito e Natália Copelli, protagonistas dos vídeos Coisas que a Serra fala e Grupo Nei Tempi Del Filó, estarão na Festa da Colônia interagindo com o público no sábado, dia 30, a partir das 20 horas. A programação também é gratuita.

Imagens

  • Espetáculo origens - Cleiton Thiele/SerraPress

  • Música e dança - Cleiton Thiele/SerraPress

  • Festa dos espantalhos - Cleiton Thiele/SerraPress

  • Desfile de carretas - Cleiton Thiele/SerraPress

  • Para saborear - Cleiton Thiele/SerraPress

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.