Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Mormo

Prefeitura proíbe cavalos em desfile da Festa do Colono de Lomba Grande

Participação dos bovinos no desfile será necessária uma Guia de Transporte Animal

Última atualização: 13.07.2016 às 09:03
Foto: Divulgação/PMNH
Participação dos bovinos no desfile será necessária uma Guia de Transporte Animal
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), informou que equídeos – cavalos, pôneis, asnos ou burros – não poderão participar do desfile da Festa do Colono de Lomba Grande. A decisão foi tomada em função dos recentes casos de mormo e anemia infecciosa equina na região. A Festa do Colono de Lomba Grande ocorrerá no domingo. Para a participação dos bovinos no desfile será necessária uma Guia de Transporte Animal (GTA), que pode ser retirada antecipadamente na Inspetoria Veterinária de São Leopoldo.
O mormo é uma bactéria que ataca equinos e seres humanos. Não existe tratamento e nem vacina para prevenir a doença, tanto para as pessoas como para os animais. Uma vez diagnosticado o animal como positivo, a única saída é o seu sacrifício.
Mais grave ainda é que a doença pode ser transmitida para o ser humano e também não há cura. As principais implicações são febre, úlceras na mucosa nasal, descarga nasal purulenta ou sanguinolenta, abscessos nos linfonodos e dispneia.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.