Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região São Leopoldo

Unisinos sedia Olimpíada Brasileira de Robótica neste fim de semana

Na disputa, vão ser 220 alunos do Ensino Fundamental divididos em 75 equipes e 100 alunos do Ensino Médio distribuídos em 40 equipes

Última atualização: 20.08.2016 às 14:13
Foto: Diego da Rosa/GES
Olimpíada ocorre neste final de semana na Unisinos, com participação de alunos do ensino fundamental e médio
São Leopoldo - Nos dias 20 e 21 de agosto a Unisinos será sede da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A disputa acontece no Complexo de Esporte e Lazer, campus São Leopoldo. Uma importante competição em formato de “olimpíadas científicas” apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq que se utiliza da temática da robótica. Na disputa, vão ser 220 alunos do Ensino Fundamental divididos em 75 equipes e 100 alunos do Ensino Médio distribuídos em 40 equipes.
O coordenador da Graduação em Engenharia Elétrica, João Olegário de Souza explica que os participantes vão ter o desafio de montar e programar um robô que terá que ser ágil para superar terrenos hostis (redutores de velocidade), atravessar áreas desconhecidas (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar as vítimas (bolas de isopor revestidas de papel alumínio), transportando-as para uma área segura (ponto de resgate) onde os humanos podem assumir os cuidados das vítimas.
A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando a temática da robótica. “Iniciativas educacionais envolvendo robótica, além de ser uma ferramenta motivadora para estudantes, permitindo desenvolver diferentes atividades educacionais, estimulam jovens estudantes para a área de ciências exatas e auxiliam no processo de produzir recursos humanos na área de Engenharia”, completa João Olegário. Olimpíada Brasileira de Robótica é um evento público, gratuito e sem fins lucrativos, organizado voluntariamente por um Conselho de professores de várias Universidades Brasileiras da área de Robótica.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.