Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região São Leopoldo

Atelier de cerâmica abre as portas neste sábado

Visitação ocorre no bairro Rio Branco das 14 às 20 horas

Por Luciano Nagel
Última atualização: 11.11.2016 às 19:27
Diego da Rosa/GES
Helena expressa seus sentimentos e desejos por meio das molduras elaboradas por ela
A atividade da cerâmica artesanal tem várias funções além da artística e comercial. A prática de mexer no barro, onde cada peça modelada à mão é única, faz da artista leopoldense Helena Rossi Tavares, 29 anos, expressar seus sentimentos e desejos por meio das molduras elaboradas por ela. Em seu ateliê, localizado no bairro Rio Branco, Helena passa os dias produzindo objetos de cerâmica, que entre outros, são classificados como “decorativos” ou verdadeiras “obras de arte”.
Apaixonada por criar, modelar, esculpir e pintar, a engenhosa artista, molda em suas mãos no apoio de um torno cerâmico, pequenos vasos de flores, pratos, cinzeiros, entre outras esculturas. A matéria prima usada, a argila, é comprada em São Paulo. Conforme Helena, a argila extraída do Rio Grande do Sul sai financeiramente mais em conta, no entanto, apresenta baixa qualidade. “Já a argila dos fornecedores de São Paulo apresenta mais mineirais, que melhoram a característica da obra.”
Curiosidades
A cerâmica é o material mais antigo produzido pelo homem e as primeiras peças em cerâmica datam do final do período neolítico (urnas, vasos, jarros e taças). A fabricação de objetos, no início, era totalmente feita à mão. Há cerca de 5.000 anos, no Egito, surgiu o torno para a fabricação de peças redondas. Os primeiros fornos fechados de que se tem conhecimento datam de 4.000 anos A.C..A cerâmica vem do grego “kéramos”, que significa “terra queimada”. Em seu estado natural, pode ser umedecido e enriquecido para adquirir maior plasticidade, facilitando assim a moldagem. Depois do processo de secagem, a peça moldada é submetida a altas temperaturas, que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa. É possível fixar esmaltes em sua superfície, obtendo-se assim resultados extremamente diversificados.
Fonte: www.helenart.com.br
O espaço
A partir deste sábado (11), das 14 às 20 horas, o Atelier de Cerâmica estará aberto ao público para visitação. O espaço cultural fica localizado na Rua José Alencar, 42, no bairro Rio Branco, em São Leopoldo.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.