Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Lama no Rio dos Sinos

Pelo menos cinco municípios do Vale do Sinos estão sem água

Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo, Portão, Sapiranga e Taquara estão sem conseguir captar água do Rio dos Sinos

Publicado em: 07.01.2017 às 12:23 Última atualização: 07.01.2017 às 20:29
Corsan/Divulgação
Água captada no Rio dos Sinos na manhã deste sábado (7)
Os municípios de Campo Bom, Sapiranga, Taquara, Estância Velha e Portão estão sem água neste sábado devido à enxurrada que afetou a região nesta semana, informa a Corsan. Em Novo Hamburgo, a Comusa, que chegou a pedir que a população economizasse água ao longo deste sábado, acabou interrompendo a abastecimento aos primeiros clientes no final desta tarde. Em São Leopoldo, o Semae também pede uso racionado da água, embora ainda mantenha a captação do rio.
A captação de água do Rio dos Sinos foi interrompida devido à "alta turbidez da água", ou seja: a água do rio tem tanto barro que é impossível tratá-la. A produção de água tratada da Corsan para os quatro municípios (menos Taquara) é feita na estação de tratamento de Campo Bom.
A Comusa também suspendeu a captação de água do Sinos às 11 horas deste sábado. Entretanto, devido a reservas, a falta só começou a ser notada por volta das 19 horas. Neste período, os hamburguenses devem racionar o uso de água. Não há previsão de quando será restabelecida a captação, que depende da melhora da qualidade da água do Rio dos Sinos.
Já o Semae, que abastece São Leopoldo, está operando em estado de atenção. Em comunicado da Prefeitura do município, a autarquia não descarta a interrupção na captação ainda neste final de semana, devido à grande quantidade de lama e detritos que estão sendo carregados pelo Rio dos Sinos.
Gabriel Guedes/GES-Especial
Rio dos Sinos apresentava aparência barrenta em São Leopoldo na tarde deste sábado
Conforme comunicado da Corsan, a Estação de Tratamento de Água (ETA) foi desligada na madrugada deste sábado (7) "por não ter condições de tratar a água bruta (in natura) captada no manancial". O lodo presente na água veio dos deslizamentos de terra, que levaram lama para rios e arroios da região e causaram a inundação das cidades de Rolante e Riozinho, no pé da serra.
Divulgação/Prefeitura de Riozinho
Camping do Chuvisqueiro teve estruturas destruídas com a enchente
A turbidez do Sinos está 200 vezes acima do normal, diz a Corsan: era 50 NTU, e, hoje, está em 10.000 NTU. Em Taquara, onde o índice chegou a 20.000 NTU na noite de sexta-feira (6).
A Corsan informa que a normalização completa do fornecimento de água dependerá da redução de turbidez da água bruta. Para as quatro cidades, a previsão de retorno da água é às 23h deste sábado.
Para mais informações, acesse o site da Corsan ou ligue para o 0800.646.6444.
Em Rolante, os Bombeiros Voluntários pedem que a população economize água, pois o abastecimento não está a pleno. Segundo comunicado publicado na página dos Bombeiros Voluntários no Facebook, "caminhões-pipa estão trabalhando para auxiliar no abastecimento", e, "nas últimas 24 horas, já foram tratados mais de 3 milhões de litros de água e disponibilizado a comunidade".
Enchente histórica devastou Rolante
Juarez Machado/GES
Estragos da enchente em Rolante
As chuvas da quinta-feira provocaram acúmulo de água na região de São Francisco de Paula, e a água acumulada, mais centenas de deslizamentos de terra nas encostas da região provocaram o transbordamento de rios e arroios que inundaram as cidades de Rolante e Riozinho na quinta e na madrugada de sexta-feira (6).
Em Rolante, 300 famílias tiveram de deixar suas casas. Em Riozinho, o Camping e Parque da Cascata do Chuvisqueiro foi devastado pelas águas (veja o vídeo).
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.