Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Inovação

Unisinos inicia parceria com universidade da Noruega

Primeiro encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira no Tecnosinos
16/04/2018 21:03 16/04/2018 21:03

Daniel Stein Rohr/GES-Especial
Apresentação no Tecnosinos faz parte de uma aproximação entre as universidades
Em mais um esforço para disseminar a imagem da Unisinos no exterior e promover a troca de conhecimentos com universidades estrangeiras, a universidade recebeu, nesta segunda-feira (16), representantes da Universidade de Stavanger, na Noruega. Foi o primeiro encontro de uma parceria firmada entre os polos de ensino para intercâmbio em um projeto focado em inovação e empreendedorismo.

A reunião aconteceu na Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos (Unitec). Representando a universidade, o presidente do Tecnosinos, Luís Felipe Maldaner, apresentou o Tecnosinos e os principais projetos da universidade para o coordenador de internacionalização da Escola de Negócios da Universidade de Stavanger, Egil Svela, que estava acompanhado pela professora Elisa Thomas, que faz pós-doutorado na universidade norueguesa e ajudou a intermediar a visita.

“Só o fato de os pesquisadores de lá conhecerem o que estamos fazendo aqui em termos de inovação e tencologia já é muito importante, porque eles ajudam a disseminar isso. As nossas empresas precisam ser conhecidas no exterior, porque o mercado é global”, analisa Maldaner.

Intercâmbio

Depois da visita dos noruegueses, representantes da Unisinos e do Tecnosinos irão à Europa nos próximos meses para conhecer o trabalho realizado na Universidade de Stavanger. A princípio, de acordo com Maldaner, poderão se candidatar ao intercâmbio financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes os alunos de Mestrado e Doutorado da Unisinos cujas pesquisas abordem inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Aproveitando semelhanças

Responsável por intermediar o contato entre as universidades, Elisa Thomas afirma que a Unisinos e a Stavanger têm semelhanças no conteúdo das pesquisas, o que tende a facilitar o intercâmbio de conhecimentos. “Lá na Noruega, a região da universidade é uma das principais regiões petrolíferas, e aqui na Unisinos temos pesquisas de paleontologia e de engenharia de petróleo”, exemplifica, comparando, também, o Instituto de Alimentos da Unisinos com as necessidades norueguesas, já que a Stavanger está localizada em um estado produtor de alimentos.

Presidente do Tecnosinos, Maldaner avalia que este primeiro contato entre as universidades talvez não seja capaz de render frutos imeditamente, mas pontua que é o primeiro passo de um projeto que pode ser significativo para a universidade e as 108 empresas do Tecnosinos. “Vamos plantar a sementinha. Não temos como prever as consequências desse projeto, mas a expectativa é grande”, diz.


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS