Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Semana do Livro

Idosos se reúnem na Biblioteca de São Leopoldo para ouvirem "causos" antigos

Programação ocorre durante toda semana na Biblioteca Vianna Moog
25/04/2018 15:58 25/04/2018 16:00

Divulgação
Idosos se reuniram na Biblioteca para participar da atividade da 4ª Semana do Livro de São Leopoldo
Já imaginou viver numa época em que não existia celular, luz, rádio, TV e sequer banheiro? Lembranças de uma época distante das "modernidades" foram o tema dos 'causos' antigos, eternizados em livros, da contação de histórias para idosos, que reuniu cerca de cem pessoas em três horários na terça-feira (24) na Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog, em São Leopoldo. A atividade aconteceu dentro da 4ª Semana do Livro, que teve abertura na segunda-feira, e segue com programação até a próxima sexta, dia 27. Com ações na Biblioteca, quem quiser pode participar de oficinas, palestras, contação de histórias, mostra de cinema e rodas de debates.

Na terça, a contação de histórias era destinada a grupos de terceira idade. As participantes encantadas aprovaram a rodada de histórias. “Gostei muito. A professora contou as histórias de um livro que falava sobre tudo que a gente não tinha antigamente”, resumiu a aposentada Lourdes Arcanjo, 65 anos. “Vou até procurar esse livro, ‘Como fazíamos sem’, e comprar para minha sobrinha ver como era”, salientou, Lourdes, empolgada.

As amigas e aposentadas Rosmari da Silva, 65 anos, Maria Alaides da Rosa, 70, e Maria Bastos, 84, contaram animadas sobre o que ouviram na oficina. “Foi muito legal. Nós adoramos!”, exclamou Rosmari. “Ouvimos sobre o tempo que não tinha rádio, TV, luz, nem banheiro”, disse Maria Alaídes. “E era bem assim! Não tinha nada”, completou, aos risos, Maria Bastos. As três fazem parte do grupo Viver Bem, e hoje deixaram as atividades físicas de lado para participar da contação.

Programação para aproximar a comunidade
Segundo a diretora da Biblioteca, Daiane Andrade, o objetivo da 4ª Semana do Livro é marcar a passagem de datas significativas relacionadas à leitura que ocorrem no mês de abril – o dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), o Dia Nacional da Biblioteca (9 de abril), Dia Nacional Do Livro Infantil (18 de abril) e Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril). “Além de promover ações que incentivem a leitura e que aproximem a comunidade da Biblioteca Pública”, esclareceu.

Programação
25 de abril (quarta-feira)
Das 9 às 11 horas – Oficina “Viajando pelos muros: muralismo e muralistas”, com Rogério Tosca, artista plástico e autor do mural do Jardim da Leitura da Biblioteca Pública.
14 horas e 15h30 – Projeto de Contação de Histórias “Contar e Encantar”.

26 de abril (quinta-feira)
8h30 e 10 horas – Projeto de Contação de Histórias “Contar e Encantar”.
Das 13h30 às 16h30 – Mostra “Cinema Estudantil e Literatura - Sessão com curtas escolares adaptados de livros”. Debate sobre “O cinema estudantil na literatura”, com as EMEFs Emílio Meyer, Germano Sperb e Barão do Rio Branco, das.

Dia 27 de abril
8h30 e 10 horas – Lançamento do Projeto “A senha do mundo”, com o objetivo de promover a leitura literária para os jovens.
Das 14 às 16 horas – Cine Debate “Você não está sozinha/o” - Roda de conversa sobre o ciclo de violência nos relacionamentos abusivos, com as psicólogas Mariana Castro e Janaína Antunes, do Coletivo Entre – Cuidados em Saúde Mental, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (Sepom).



Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS