Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Para valorizar a profissão

Artistas de São Leopoldo preparam evento "Arte é o nosso Trabalho" no dia 1º de maio

O evento está marcado para ocorrer no dia 1.º de maio, na Praça da Biblioteca, no Centro, a partir das 12 horas.
26/04/2018 15:57 27/04/2018 11:34

Caroline Muller/Caroline Muller/Divulgação
encontro terá vários grupos e escolas, como Ballet Sinos
A arte não é uma mágica que acontece. Alguém precisa ralar muito para mostrar a ilusão. Pensar muito, pesquisar, experimentar, se expor. O artista trabalha justamente com as possibilidades da verdade a partir da ficção, mesmo que seja verdade. Operação nem sempre simples. Afinal, trazer para a criação as confidências do cotidiano com seus lirismos, suas ausências e suas desumanidades exige trabalho. Para enfatizar que arte é trabalho um grupo de criadores de São Leopoldo coloca em movimento a 2.ª edição do A Arte é o Nosso Trabalho. O evento está marcado para ocorrer no dia 1.º de maio, na Praça da Biblioteca, no Centro, a partir das 12 horas.

O encontro vai reunir artistas de diferentes grupos da cidade. Alguns tradicionais como o Ballet Sinos, que tem uma história de resistência nas artes de muitas décadas e é uma das escolas de balé clássico mais antigas do Estado, investindo em um trabalho de formação com a presença de professores renomados e que estão na base da criação em dança do Estado. A iniciativa também é uma maneira de celebrar o Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo (27 de março), o Dia Internacional da Dança (29 de abril) e Dia do Trabalho (1.º de maio).

“O evento chega a segunda edição reafirmando a necessidade de efetivação de políticas públicas na área da cultura, a necessidade de investimentos públicos e privados para a arte, tanto na produção cultural como na infraestrutura de prédios e espaços culturais”, ressalta a bailarina Paula Lau, em visita ao Jornal VS, juntamente com artista circense Filipe Farinha, para divulgar o evento.

Valorização da profissão

Filipe lembra ainda que especificamente esse ano, a luta pela valorização da profissão do artista ganha destaque, pois tramita, mesmo que em suspenso no momento, o projeto de retirada do registro profissional do artista como profissão no Congresso Nacional. Na avaliação deles, “em tempos de retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras é preciso enfrentamento e defesa da profissão que faz com que a sensibilidade tenha espaço no desenvolvimento do ser humano.”

Dia intenso

“Será um dia intenso com muitas atrações de teatro, dança, performances, oficinas, roda de conversas e ato político em defesa do trabalhador e trabalhadora”, enfatiza Filipe, lembrando que além das várias performances irá acontecer Roda de Conversa – A profissão do Artista. O evento contará ainda com feira de artesanato, oficinas de artes e gastronomia.

SERVIÇO
O Quê: A 2.ª A Arte é o Nosso Trabalho
Quando: dia 1.º de maio
Horário: das 12 às 19 horas
Acesso: entrada gratuita
Onde: Praça 20 de Setembro (Praça da Biblioteca, Centro em São Leopoldo – entre as ruas Osvaldo Aranha, Saldanha da Gama e João Neves da Fontoura)
Realização: Forum de Artes Cênicas (FAC), Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult)) e Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC) e Instituto Palavrações.


Grupo confirmados
Música e Cena
Grupo de Dança Castro Alves
Grupo Explosão da Dança
Grupo de Danças Orpheu
Ângela Miller Alegna Relim (Corpos & Sombras)
Studio Mover
bgMundoReal enCena
Brilhart Escola
Cia Corpo Alma
Ballet Sinos
Movidos Pela Arte
OQueMove
Corpos & Sombras


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS