Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
São Leopoldo

Semana dos Museus termina domingo com Cultura na Estação

Final de semana terá ainda reunião de educações em museus do Estado
18/05/2018 16:35 18/05/2018 16:36

Secult/Divulgação
Visitas guiadas em instituições como o Museu do Trem
Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. Esse é o tema da Semana dos Museus, que se iniciou no último domingo, durante o Sarau do Rio, e termina dia 20. São Leopoldo foi intensa em relação aos novos públicos por meio, principalmente de visitas guiadas, tendo apoio essencial de mediadores como Graziela Hundertmark Gonçalves e Michel Moreira Costa, que mobilizaram as atenções de crianças e adolescentes em atividades no Museu do Trem, como em uma das ações envolvendo turmas de instituições de ensino, entre elas a Escola Infantil Primeiras Artes, de São Leopoldo.

As ações ao longo da semana aconteceram nas ruas da cidade, no salão nobre da antiga Prefeitura, na biblioteca central da Unisinos, na Sociedade Orpheu, na Praça do Imigrante, no Museu do Rio e no Instituto Estadual Professor Pedro Schneider, o Pedrinho, entre outros espaços. Conforme o diretor de Patrimônio da Prefeitura de São Leopoldo, Joel Santana, e um dos coordenadores da semana municipal, a programação segue neste sábado, das 9 às 16 horas, com a reunião da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul. A atividade será feita na Sociedade Ginástica São Leopoldo, com acesso pela Rua José Bonifácio, 698, no Centro.

No domingo, o encerramento, está previsto para acontecer, das 14 às 19 horas, na edição especial do Estação Cultura, com diversas atrações culturais, no Museu do Trem, que fica na Rua Lindolfo Collor, 40, no Centro. A 16ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em São Leopoldo a organização é uma realização do Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória e da Prefeitura de São Leopoldo.

Destaques do evento

A semana também contou com dois momentos especiais, na avaliação de Santana. Um deles foi a primeira aula do curso São Leopoldo - Memória e Patrimônio Cultural, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult). O outro momento foi a gravação da Coordenação Patrimônio Cultural/Secult junto com o Núcleo de Educação Audiovisual/Smed sobre para o patrimônio cultural que será lançado em breve. “O vídeo irá auxiliar na formação sobre o patrimônio cultural”, ressalta ele.

Memória e Patrimônio Cultural

A Prefeitura de São Leopoldo deu início nesta semana a uma das primeiras iniciativas da parceria entre as Secretaria de Educação e de Cultura e Relações Internacionais. O Curso EAD - São Leopoldo Memória e Patrimônio Cultural. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a história da cidade. “Temos a responsabilidade de salvaguardar e promover a memória e a história de São Leopoldo e buscaremos fazer isso através de diversos cursos com conteúdos para formação dos professores e servidores”, ressalta o secretário Pedro Vasconcelos, da Secult. O curso é composto por módulos à distância (pela Plataforma Moodle). São dez módulos e algumas aulas presenciais, trazendo reflexões importantes para a construção de um olhar sobre a cidade. Além disso, este curso propõe, como metodologia, o uso de novas tecnologias para a apreensão de conhecimento sobre a memória e sobre o patrimônio cultural da cidade. Ao final do décimo módulo, que se encerra em 24 de setembro, os participantes receberão o certificado de conclusão.



Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS