Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Caminhão não passou

Moradores do Parque Itapema reclamam de lixo acumulado desde o fim de semana

Falha no serviço de coleta de lixo se deve a um problema em um dos caminhões, mas melhorias estão sendo encaminhadas para resolver o problema
16/05/2018 18:43 16/05/2018 18:44

Moradores do Parque Itapema, no bairro Scharlau, sentiram a falta do recolhimento de lixo nesta semana. Com sacos e sacolas sendo depositados nas lixeiras desde o fim de semana. "Sou moradora do bairro Parque Itapema e o caminhão não passa para recolher o lixo do bairro desde o final de semana. As ruas estão cheias de lixo aqui no bairro", diz a moradora da Rua Safira, Natália Camargo.

Até o início da tarde desta quarta-feira (16), nenhum caminhão havia passado para fazer o serviço. A explicação do diretor de limpeza pública da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos, Gilmar Zwetsch, explica que um problema mecânico tirou o veículo que faz a coleta às segundas-feiras. Esse seria o motivo do acúmulo de lixo na região. Zwetsch deu a garantia de que o serviço voltou a normal ao longo do dia.

No mês passado, o próprio Zwetsch reconheceu a deficiência do serviço de coleta na cidade. O gestor anunciou que haveria um aditivo à licitação vigente para ampliar a equipe que faz o recolhimento de lixo na cidade. Isto inclui um caminhão e uma equipe a mais, além da redistribuição do zoneamento da coleta. Segundo Zwetsch, os documentos que autorizam o aditivo à licitação foram assinados na terça-feira. "Já estamos trabalhando na configuração das equipes", antecipa. O anúncio oficial das mudanças será feito no dia 30 de maio.

A solução para evitar que novos acúmulos de lixo na cidade depende de um aditivo ao termo de licitação com a Urban, empresa que presta o serviço em São Leopoldo. “O contrato é de 2016, que foi mal dimensionado. Por isso precisamos fazer um aditivo ao contrato para ampliar a equipe e dar conta da demanda atual”, diz Zwetsch. O processo de modificação dos termos da licitação está em andamento e deve ficar pronto neste mês. A modificação do contrato inclui a aquisição de um caminhão – que vai atuar na coleta diurna e noturna, dois motoristas e seis coletores. A empresa que presta serviço recebe de acordo com a produtividade.

Reajuste
Conforme Zwetsch, o reajuste no contrato vai de R$131,71 para R$142,56 a tonelada coletada, o que representa um reajuste médio de 8,25% no valor do lixo que será coletado e transportado até a central de triagem e ao aterro sanitário municipal. O novo valor vai custear o caminhão extra, dois motoristas, seis coletores. Isto representa uma equipe diurna e uma equipe noturna a mais nos serviços de coleta domiciliar. “Também atualizamos a quantidade média de lixo coletado, que antes era 3.900 toneladas por mês, para 3.983.50, o que também influencia na base de cálculo, reduzindo a despesa para os cofres públicos e atualizando o plano municipal da coleta de lixo, fator esse que não era atualizado desde 2009”, explica.


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS